Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, julho 25, 2014





De Salgado passar, num piscar de olhos, a Insonso?
A química estará assim tão avançada?
Não acredito!
Por Brasilino Godinho

Segundo o que hoje foi noticiado pelos jornais, esta manhã agentes especializados em actividades de investigação, também em acções de profilaxia social e, ainda, em procedimentos de terapêutica cívica, no âmbito das competências atribuidas ao ministério rotulado de Justiça, foram recolher numa moradia de Cascais um sólido corporal de três dimensões (comprimento, largura e altura) de grande envergadura e avantajado peso, designado Salgado e o conduziram, com todos os cuidados e requintes de segurança, a um estabelecimento oficial (vulgo tribunal) de Lisboa onde se supõe funcionar um laboratório devidamente apetrechado de meios humanos e materiais para proceder à delicada, difícil e complexa tarefa de execução da notoriamente invulgar transformação química de um sólido salgado num amorfo (entenda-se de estrutura não cristalina) composto insonso.
A mim, por intuir um dever cívico e uma vez que estou lançado no rumo da clarificação do insólito acontecimento, cabe a obrigação de completar a informação com mais alguns dados.
Desde logo, indicar que o sólido Salgado para além de ter conformação humana, como antes assinalei, tem como identidade de baptismo o nome de Ricardo Salgado.
Perguntará o leitor: Quem é Ricardo Salgado?
Respondo:
- Ricardo Salgado, que até há poucos dias foi o presidente do Conselho de Admistração do Banco Espírito Santo é e continuará a ser o poderoso DDT – leia-se DONO DISTO TUDO.
Repare-se no pormenor dos tempos verbais que empreguei e sublinhei no antecedente  parágrafo. E mantenho-os em letra de forma.
Decisão de que me prevaleço por uma pessoal razão simples: com as passadas décadas, inclusas no meu historial de vida, adquiri saberes de Física, Química, Engenharia (civil e financeira); colhi experiências de outras ciências como as naturais e sociais; obtive conhecimentos profundos nuns casos, superficiais noutros, por vezes alguns revelados ou intuídos, outrossim por contactos ocasionais, de artes múltiplas como: Arquitectura, Política, Teatro, Circo, Pintura, Música, Folclore, Pantomina, Prestidigitação, Malabarismo (verbal e circence), Embuste. Também em memória figura o registo de tudo que imenso comporta o meio ambiente pátrio e as condições climatéricas que dão carácter peculiar à irrespirável atmosfera do território que me serviu de berço e onde me mantenho fixado. E talvez, outrossim - devendo ser considerada em cúmulo de predicados da singular criatura que sou entre os meus concidadãos - a importante circunstância de que no subentendido lugar e à semelhança dos vulgares macacos (não confundir com os tais bacocos, de imitação) concentrei muitos calos que estão bastante endurecidos, certamente devido ao prolongado tempo de criação e consolidação...
Tudo isto exaustivamente descrito, para dar alguma credibilidade à profissão de fé que aqui e agora vou fazer solenemente: Não creio que se dei o milagre químico de Salgado ser transformado em Insonso...
Atendendo à extrema dificuldade e grande perigosidade de que se reveste o respectivo processo científico (em curso), estou propenso a dizer que nem o Grande Arquitecto/Engenheiro do Universo se permitiria dar permissão a tão milagrosa operação química.
Concluindo: espero ter convencido as minhas leitoras e os meus leitores dos bons argumentos de que disponho nas minhas faculdades de alma para afirmar convictamente que o famoso Salgado é e continuará a ser o poderoso DDT – DONO DISTO TUDO e da nossa glória nacional...
Pelo menos e pelo mais, enquanto tiver vida e saúde.