Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, janeiro 07, 2020


A MINHA CELEBRAÇÃO DE NATAL:
IR AO ENCONTRO DE EU MESMO

Brasilino Godinho
07/Janeiro/2020

TOMO X
COM EMOÇÃO E DELEITE
PERCORRENDO OS ESCANINHOS DA IDADE ADULTA

Minha estadia nos Açores decorreu no período de dois anos contados entre 12 de Maio de 1954 e meados de Maio de 1956. O regresso foi por via marítima, no paquete Carvalho Araújo. Viagem muito incómoda, e repetição do mal-estar da viagem de ida, no paquete Lima. Nunca mais efectuei viagens de barco de longo curso. Mesmo as poucas realizadas na travessia do Tejo, em Lisboa, me deixavam um pouco estonteado. Seguramente, que nem servia para marinheiro de água doce.

Para Brasilino Godinho a temporada vivida na cidade de Ponta Delgada foi muitíssimo importante sobre os mais diversos aspectos.

Gostei bastante da cidade. Apreciei, sobremodo, ter desfrutado da oportunidade de aprofundar prática e competência profissional na área de engenharia rodoviária e urbanismo.

Mas, sobretudo maravilhoso e gratificante, foi conhecer a minha futura mulher que, cabal e amorosamente, preencheu a minha multifacetada vivência de cidadão responsável e chefe de família durante dezenas de anos.

Inesquecíveis os momentos passados na companhia da Luisinha; em trajectos amorosos de namoro pelas ruas e avenidas de Ponta Delgada, com pausas tidas nos jardins, ambos sentados num banco.

Recordo com o maior aprazimento as vezes que no Jardim do Colégio, sentados no banco encostado ao monumento de Antero de Quental, conversávamos despreocupadamente sobre os mais diversos assuntos com enlevo e sem nos darmos conta do fluir do tempo.

Escrevi aprazimento, Também pelo simbolismo e estranha coincidência de nesse jardim estarmos junto do extraordinário poeta Antero de Quental; o qual, marcando presença espiritual, terá sido confidente dos nossos diálogos. Naqueles momentos, provavelmente, se terá registado o premonitório encaminhamento do espírito anteriano para o distante espaço temporal de 2013 ao encontro da alma brasiliana; esta, então, em rota de doutoramento da criatura Basilino Godinho que a acolhe no seu ser.

Este um caso extra-sensorial bastante estranho e que me sobressalta o espírito; dado que eu sendo pessoa que tem boa memória de todos os factos mais relevantes do seu percurso de vida, não consigo lembrar-me como me surgiu a ideia da tese doutoral ser sobre a figura e a obra de Antero de Quental, nem das circunstâncias em que tomei a decisão sobre o tema anteriano da referida tese.

Também o facto de, ultimada a defesa da tese, ter proposto publicamente o nome de Antero de Quental para designação da Universidade dos Açores terá sido, sem qualquer dúvida, uma retribuição do Brasilino Godinho; afinal, o reencontro dos espíritos brasiliano e anteriano, no quadro de um acto académico de exaltação do grande poeta açoriano; uma das glórias da História Literária de Portugal e figura destacada da Literatura Universal.

Uma observação peremptória posso formular: naquele ano de 1956 quem diria que o meu Doutoramento e a respetiva tese sobre Antero de Quental se concretizariam em 05 de Julho de 2017 e na cidade de Aveiro?
Decerto, que nem o famoso bruxo de Fafe…