Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, janeiro 01, 2020


345. Apontamento
Brasilino Godinho
01/Janeiro/2020

PORTUGAL – PAÍS DE SINGULARIDADES

01. Um salário mínimo que é máxima singularidade europeia

Hoje é uma data marcante na União Europeia e referência histórica destinada a figurar nos anais da (des)governação de Portugal.
É o dia em que começa a felicidade de inumeráveis portugueses que, prodigiosamente, se vão sentir enriquecidos com o salário mensal de € 635 (seiscentos e trinta e cinco euros). Novo salário que lhes faculta a aliciante possibilidade de beberem mais um café por semana, à hora do almoço, no estabelecimento sito na esquina da rua onde residem. E proporcionando mais apreciável, multiplicador, rendimento ao proprietário do café, que passará a frequentar assiduamente… 
Registe-se, também, que mui fraterno é o Governo que a tantos milhares de portugueses, agora lhes concede tamanha mercê.
Um mãos-largas é este governo …
Por isso - e haver gente crédula que é facilmente embalada com cantigas de maldizer e conversas da treta e do faz-de-conta, espalhada por tudo que é sítio de interesseira fantasia – é que, em certos meios mal informados e pouco respeitadores das boas regras do relacionamento sociopolítico; mas atentos ao circular da brilhante, ligeira e airosa carruagem governamental, se aventa a hipótese de, em 2021, os governantes portugueses com a mesma facilidade de abrir mãos de um terço dos seus proventos mensais, também as vão abrir para logo distribuírem os respectivos montantes pelos beneficiários do famigerado salário mínimo nacional. Uma coisa processada assim a modos dos descontos mensais feitos pelos ministros do governo francês e Presidente da República Francesa, durante o ano 2019.
Se tal acontecer, há que perspectivar umas condecorações para os bem-intencionados governantes; os quais, com uma ligeireza fantástica, ultrapassaram o anátema e os ocasionais aproveitamentos oportunistas de serem mal intencionados,  retardatários, inoperantes e soberbamente calculistas e beneméritos deles próprios. 

02. Os reservados campeonatos de enriquecido desporto nacional

Porque mencionámos condecorações e elas em Portugal, nos últimos tempos, tomaram relevância nacional pelas distinções concedidas aos desportistas e aos treinadores de futebol José Mourinho e Jorge Jesus, adveio nosso propósito de referir dois discretos campeonatos que se disputam sem interregnos em Portugal, com a particularidade de não serem públicos, nem suscitarem movimentações de claques ou mobilização das polícias de segurança e dos costumes (haverá polícia de costumes?...).
As competições aqui em foco configuram-se como desporto da falcatrua, repartido em duas modalidades: concernentes ao campeonato do despesismo e ao campeonato da corrupção.
Quer um, quer outro campeonato, são disputados por elites, sem alardes mediáticos ou visibilidade acessível a qualquer indígena. No entanto, está provado que existem praticantes que auferem proventos milionários. Alguns destes desportistas têm sido condecorados e quando o são toda a comunicação social lhes dá projecção e fama.
Todavia, todo o mundo tem consciência de que muitos deles têm sido esquecidos pelos soberanos órgãos de soberania.
Aqui, neste 345. Apontamento, cabe-nos a iniciativa de assinalar esse descuido oficial. Porque ou há moralidade ou colhem todos eles o esplendor das honrarias.
Questionamos: se um jovem costureiro de D. Maria Cavaco Silva foi altamente condecorado, assim como jogadores de futebol e treinadores do mesmo jogo, e alguns mais indiferenciados desportistas; qual a razão para que os distintos desportistas do desenfreado despesismo governamental e autárquico e os não menos distintos praticantes da elevada corrupção nacional, não serão condecorados?
Qual o motivo das condecorações atribuídas em Portugal somente serem distribuídas pelos compadres, amigos, parentes, milhares de irmãos fraternos das Maçonarias e dezenas de devotos fiéis da Opus Dei e por selecionados desportistas dos dois referidos campeonatos escolhidos a dedo, de mágica, fugaz pertinência?
Apresentamos uma sugestão: os ilustres despesistas, cobradores do Erário e corruptos bastante credenciados pelas suas façanhas no desporto das falcatruas e que ainda não foram contemplados com graus honoríficos das Ordens Nacionais, esforcem-se e metam fortes cunhas para serem admitidos como filiados das Maçonarias e Opus Dei. Certamente que será não meio caminho andado, mas percurso inteiro até ao espaço temporal e recanto presidencial onde serão ostensivamente contemplados com um qualquer grau honorífico.
Que espalhafatoso proveito lhes faça à cachimónia!
Não cobraremos um chavo pela sugestão!