Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, julho 27, 2021

 

BRASILINO GODINHO 

E A PRAGA DOS RACIONAMENTOS

27 de Julho de 2021

Dir-se-ia que estou perseguido pela fatalidade dos racionamentos.

Se nos primeiros anos da vida de nonagenário, que contarei ser a 25 de Outubro próximo, me vi nas décadas dos anos 30 e 40, penosamente confrontado com os racionamentos dos produtos alimentares e de matérias várias consumíveis no dia-a-dia (comportando dilatados períodos de espera em longas bichas) e - noutras épocas - com os abastecimentos de gasolina ao automóvel e, outrossim, considerados os insuportáveis períodos de aguardar atendimentos nas estações dos CTT, nos bancos e nas repartições públicas; agora, na fase derradeira da existência, sou mimoseado com uma outra modalidade de racionamento; que, passe o termo, me chateia, sobremodo. É o facto de que tal espécie de racionamento confunde-se com censura. No caso vertente, ela aplicada aos meus escritos publicados nalguns espaços das redes sociais e da comunicação social.

Trata-se de censura disfarçada que se manifesta com a restrição de acesso cingido a escasso número de leitores, geralmente contados nas casas da dezena ou vintena. Deste modo é racionado o número de pessoas que têm possibilidade de tomar conhecimento das minhas produções literárias e das crónicas que vou escrevendo quotidianamente.

Imagine-se quanto horror sentem os censores face ao uso da palavra e à fortaleza do pensamento, se este bem estruturado.

Felizmente e em contraposição o meu blogue http://quintalusitana.blogspot.com continua a ser progressivamente acedido por cidadãos nacionais e de vários países da Europa, Américas, África, Ásia e até por alguma gente da Austrália.

Anoto que hoje (até este momento – 21 horas) o meu blogue foi acedido por 3 351 leitores.

O que compensa e muito me agrada. E aos quais manifesto o meu reconhecimento!