Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, maio 07, 2020

É OPORTUNO REEDITAR

BRASILINO GODINHO
222. APONTAMENTO

07 de Maio de 2019
A MAQUIAVÉLICA E FALACIOSA
NEGAÇÃO DAS CONSPIRAÇÕES

Penso que poucas pessoas se terão apercebido de que quando um cronista ou um cidadão de alguma notoriedade, independente, dotado de espírito atento e com sentido crítico objectivo, fala ou escreve, denunciando acontecimentos e situações gravosas para a nação; que correlaciona com poderosas forças obscuras; logo surgem os comentadores avençados dos órgãos de comunicação social, geralmente conectados com os “donos disto tudo”, que nem precisam de letreiro na testa por serem conhecidos de ginjeira, a proclamarem com descaro e desonestidade intelectual: lá veio ele “com a teoria das conspirações.”    
Dir-se-á ser tão primária observação erguida como teoria e porta-bandeira de uma rejeição da seriedade do que foi afirmado pelo autor da declaração que, de imediato, se pretende desvalorizar e até, algumas vezes, ridicularizar. Acima de tudo desautorizando o autor da análise que lhes é dificilmente rebatível.
Falo com conhecimento de causa e recordo o que se passou com a invasão do Iraque. Que teve precedência de uma internacional conspiração urdida, com muitas mentiras e indecências processuais, por George W. Bush, Tony Blair e José María Aznar e a conivência oportunista de Durão Barroso. Tratou-se de uma conspiração logo denunciada e que foi objecto de desdenhosos comentários pejorativos do género: eis “a teoria das conspirações.”
Lembro-me de, há anos, ter visto o ex-primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva na Assembleia da República a declarar, em tom indignado, que não havia corrupção em Portugal. Precedendo crónicas em que afirmava o contrário e depois de o ouvir, voltei à carga reiterando - em escrito publicado em blogue e jornais - que corrupção em Portugal era mato. Pois fui mimoseado com o expediente habitual de certos comentadores: “Lá vem ele com a teoria das conspirações.” Afinal uma expressão que é pano para toda a obra de indecência cívica e desnorte político.  

Fiquem os leitores cientes do desonesto jargão político aqui posto em foco.
Também acreditem que estão ocorrendo conspirações de que todos os dias temos presciência ou evidência factual.
Urge activar o espírito observador e desenvolver a acuidade crítica. A Bem do Povo!