Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, maio 27, 2020


432. Apontamento
Brasilino Godinho
27/Maio/2020

PORTUGAL NA VANGUARDA DAS
INSÓLITAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS…

01. A novidade
Se me contassem eu não acreditaria. Mas eu li, em letra de forma, a notícia. E dela nem houve desmentido oficial ou particular.
Pasmo!...
Por todo o mundo prosseguem as investigações e os estudos orientados no sentido de se obter cura e vacina contra o vírus corona.
Todos os meios de comunicação social nacionais e estrangeiros falam disso a toda a hora.
Parece que Portugal está arredado dessa busca; tal se deverá a falta de laboratórios especializados em investigações bacteriológicas dotados de grandes meios financeiros.

No entanto, importa anotar e realçar que Portugal dispõe do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que é uma instituição de elevado nível científico. Uma brilhante referência da Ciência em Portugal.


02. Todavia,
Hoje veio a público uma informação que terá causado surpresa geral e ao aqui cronista informador do respeitável colectivo português.
Presume-se que - na pacatez dos domínios afectos ao desvelado zelo das duas senhoras da Saúde e pela calada repartida por muitas madrugadas - muitos exaustivos trabalhos de pesquisa terão sido desenvolvidos e, desta vez, sem alardes publicitários, conducentes à descoberta de uma coisa espantosa; a qual, agora se confirma como prioritária na aquisição do inequívoco conhecimento do famigerado vírus corona por parte da dupla senhorial da Saúde – e de que, imagine-se! se teriam alheado completamente inúmeros investigadores espalhados por todo o Mundo.

03. Pois bem!
Saibam todos os portugueses que a suprema glória cabe direitinha às duas senhoras da Saúde, vedetas da Televisão e, quiçá, também partilhada pelo seu companheiro das mesas redondas e quadradas diárias na TV.
Está Portugal, estão os portugueses e a equipa das duas senhoras da Saúde e elas próprias de parabéns pela descoberta sobre a natureza e caracterização do coronavírus: ele É INTELIGENTE!
Porém, em vez de uma foram duas: as descobertas E como se essa condição de INTELIGENTE fosse coisa de somenos, a pesquisa apurou que ELE É DEMOCRÁTICO.

04. Admite-se
Que estas descobertas são altamente prestigiantes para Portugal e de enorme repercussão à escala mundial…
A nível nacional fica latente a expectativa de como as duas senhoras da Saúde irão utilizar as suas inteligências em contraposição permanente com a inteligência da virulenta criatura…
Aliás, até a Santa Casa da Misericórdia tem margem e oportunidade de organizar um totoloto sobre quem ganhará a disputa mensal de tão excitante inteligibilidade.

05. Mas
O facto do famigerado vírus ser inteligente e ainda por cima ser democrático dá a ideia de que estamos metidos em maus lençóis; pois que são conhecidos os malefícios já carreados pela sua inserção na nossa sociedade e a muito penosamente sentida e bastante repudiada vigência, supostamente democrática, da autocrática Partidocracia. Bem vistas as coisas e melhores ponderadas as ameaças que ficam a pairar sobre as nossas cabeças pensadoras, chega-se à temerosa conclusão: estamos face ao que se afigura ser uma comprometida circunstância virosa de mau e terrível presságio.

06. Ou seja:
Suficientes e aterradores motivos para fugirmos do maldito a sete pés… e a estarmos obrigados a ter as duas senhoras da Saúde debaixo de olho…
Por isso e para destoar da eventual impressão favorável desperta - nas claques político/partidárias - sobre as duas fantásticas descobertas, não embandeiro em arco, nem felicito as duas senhoras da Saúde…    

Legenda da foto:
Registo fotográfico do momento em que Brasilino Godinho apressava o passo, fugindo ao vírus…
Assim (oportuno expediente de precaução) admitido por incerto amigo da onça…