A MINHA CELEBRAÇÃO DE NATAL
IR AO ENCONTRO DE EU MESMO
Brasilino Godinho
15/Janeiro/2020
TOMO XV
COM EMOÇÃO E DELEITE
PERCORRENDO OS ESCANINHOS DA IDADE
ADULTA
CASO
ÚNICO EM PORTUGAL? TALVEZ!
DECERTO,
FAÇANHA NÃO REPETITIVA
Como acontecimento relevante na minha vida profissional de
projectista de vias rodoviárias os primeiros meses de posse no lugar de
desenhador de 1.ª classe, dos Serviços Técnicos de Fomento, da Junta Distrital
de Aveiro, têm lugar de destaque no respectivo historial, por corresponderem a
algo inusitado na administração pública e também invulgar na esfera pessoal de
qualquer indivíduo que exerça a profissão de engenheiro.
Devo explicar porquê é expressa tão categórica afirmação.
A Junta Distrital de Aveiro, em 1962, deliberou criar o
Serviços Técnicos de Fomento com a finalidade de eles prestarem assistência
Técnica aos municípios do distrito aveirense. E logo abriu concurso para o
preenchimento do lugar de engenheiro-chefe. Preenchido o lugar, abriu concursos
para topógrafo de 1.ª classe e desenhador de 1.ª classe. Concorri aos dois
lugares. A Junta Distrital deu provimento ao lugar de desenhador de 1.ª Classe na
minha pessoa, ficando na expectativa do desempenho do nomeado na qualidade de
topógrafo, assim a modos de com um cajadada matar dois coelhos…
E aconteceu que logo no dia seguinte à posse Brasilino
Godinho acompanha o engenheiro-chefe no reconhecimento do local onde se
iniciaria o projecto da estrada municipal entre Albergaria-a-Velha e a aldeia
do Fial, com prévia passagem pela Câmara Municipal, para se solicitar a
disponibilidade de dois cantoneiros: porta-mira e ajudante.
Uma vez no local e o engenheiro conhecedor do meu
currículo “despeja” o Godinho e os dois
cantoneiros, dizendo-lhe que pode iniciar o trabalho porque ele tinha que
voltar a Aveiro.
Desta expedita forma, Brasilino Godinho, à semelhança do seu
arranque profissional de projectista responsabilizado de vias rodoviárias, nos
idos anos cinquenta em Fátima, iniciava os trabalhos de campo da mencionada
estrada municipal no concelho de Albergaria-a-Velha, como funcionário dos
Serviços Técnicos de Fomento.
Decorrido um mês o engenheiro-chefe transferiu-se para outro
emprego e o Brasilino Godinho passou a ser o único membro do quadro dos Serviços
Técnicos de Fomento.
A elaboração do projecto da E. M., com sete quilómetros de
extensão, demorou sete meses. Toda a elaboração do projecto foi da inteira
responsabilidade de Brasilino da Costa Godinho. “Fui pau para toda a obra”.
Traduzindo por miúdos, fui: engenheiro, topógrafo,
desenhador, medidor/orçamentista, dactilógrafo, operador de cópias
heliográficas, encadernador dos exemplares do projecto, telefonista, relações
públicas.
Projecto entregue; projecto aprovado, sem emendas, pela
Direcção Geral dos Serviços de Urbanização – entidade que, ao tempo, tinha a
incumbência de analisar os projectos com vista à obtenção das comparticipações
monetárias do Estado para realização das obras municipais.
Como registo da grande responsabilidade assumida pelos
projectistas de obras públicas, a indicação de que as obras só eram
comparticipadas se providas de projectos válidos pela sua qualidade e apuro
técnico.
A Junta Distrital de Aveiro reconhecendo o esforço, a
dedicação e a competência demonstrada com total dispensa de orientação e apoio
logístico de quem quer que fosse, deliberou conceder-me um louvor exarado em
acta de sessão de que perdi indicação.
Um ano após ter entrado no quadro dos Serviços Técnico de
Fomento, precedendo concurso público, ascendi a topógrafo de 1.ª classe e dois anos
depois a topógrafo-chefe – o topo da carreira de topógrafo.
Mais anoto que:
- Em plena era da
Informática e neste século XXI, a elaboração de projectos de vias rodoviárias
está muito facilitada; eles são elaborados com maior rapidez, menos técnicos
intervenientes e com menores custos de execução.
- não só pela
singularidade da actuação de Brasilino Godinho, mas também pela evolução da
técnica informática, decerto que a sobredita façanha jamais será repetida.
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