Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, maio 20, 2019


BRASILINO GODINHO
235. Apontamento 

20 de Maio de 2019
UM DISCURSO
OPORTUNO,
INVULGAR,
MEMORÁVEL

O1. Ontem, na Praça Marquês de Pombal, em Lisboa, o Benfica festejou a vitória do campeonato nacional de futebol masculino* da 1.ª Divisão, disputado no ano corrente. Durante as celebrações festivas usou da palavra o treinador da equipa, Bruno Lage.

02. No meu 231. Apontamento, do p. p. dia 16, comentando a participação portuguesa no espectáculo da Eurovisão, em Telavive, Israel, anotei que nunca na minha octogenária vida tivera conhecimento de coisa tão negativa e deprimente como fora a actuação do participante português.

03. Hoje refiro que nunca na minha vida conheci ocorrência - tida por qualquer dirigente desportivo - que se assemelhasse à referida intervenção discursiva do treinador Bruno Lage.

04. O jovem treinador benfiquista pronunciou um discurso oportuno e invulgar nos termos e na ênfase posta em aspectos essenciais da vivência quotidiana em sociedade.

05. Bruno Lage começou o seu discurso por se congratular com o triunfo da equipa e enaltecendo o mérito dos jogadores – verdadeiros obreiros da vitória final. A seguir, teceu considerações sobre o respeito pelos adversários que deve existir e quanto ao papel de cada um no seio da comunidade e ao contributo a ser prosseguido para o engrandecimento do País; com realce para a união que é necessária existir entre as pessoas com vista ao sucesso das suas actividades e propósitos, como sucedera no dia-a-dia de toda a equipa benfiquista.

06. Até que chegou ao ponto fulcral da sua improvisada oratória, ao chamar a atenção das multidão que o escutava de que: “Há coisas mais importantes que o futebol. O futebol é apenas o futebol”.

07. Também de anotar que pediu aos circunstantes que deixassem a praça limpa.

08. Infelizmente, a praça ficou imunda. O que foi demonstração da crónica falta de civismo e de persistente deseducação de muitos portugueses.

09. Concluindo: Apraz-me mencionar e enaltecer o inédito teor do discurso de um responsável desportivo; o qual, se evidenciou como pessoa de elevada estatura moral, consonante com a posição cimeira da sua craveira profissional., ora atingida com brilhantismo e humildade.

* Mencionei campeonato masculino, porque se vai impondo o campeonato feminino, com apreciável prática de bom e atraente futebol. A propósito: o melhor desafio de futebol que vi até hoje teve lugar nos Estados Unidos da América, há largos anos, entre as equipas da China e dos Estados Unidos, na disputa final do Campeonato Mundial de Futebol Feminino.