Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, maio 12, 2019


BRASILINO GODINHO
227. APONTAMENTO
12 de Maio de 2019


OS TRÊS GRANDES CAVALEIROS
DO
LUSO APOCALIPSE FINANCEIRO.

Decerto que Portugal - sendo um país que cada vez mais se vem credenciando como um território onde proliferam as soberbas artes da corrupção, da vigarice e do faz-de-conta que é um Estado de Direito e que dessa exuberante prerrogativa está bem compenetrado - tem bastante gente que se compraz desse estádio avançado de qualificação sociocultural do Estado e da sociedade portuguesa e da paradigmática afirmação e vetusta fortaleza da sua desconformidade política e estruturada atrofia administrativa.
Em conformidade, tal conjunto de pessoas sentirão apreço pela tradição que se vem radicando de os grandes burlões serem bem acolhidos e respeitados, sobretudo pelos poderes públicos; como se viu agora na Assembleia da República com a recepção a Joe Berardo.

Daí, que não obstante esse interessante(…) posicionamento das autoridades face à atraente prática da burla, se note a falta de ainda não se ter feito a consagração nacional aos três cavaleiros do luso apocalipse financeiro, que com boa vontade e admiração devem ser considerados heróis nacionais da vigarice emblemática de Portugal.
Pois, para já e antes que esqueça, conste que Alves dos Reis, Ricardo Salgado e Joe Berardo, são três figuras cimeiras da difícil arte da burla e nessa condição têm jus a reconhecimento oficial e a receberem alta condecoração da Ordem de Mérito, das mãos do Chefe do Estado (Alves dos Reis – condecoração a título póstumo).

Alves dos Reis é, geralmente considerado, o maior burlão da História. Muito conhecido no estrangeiro, nos anos vinte esteve prestes a tornar-se dono do Banco de Portugal. Foi um génio das vigarices e bastantes produziu com engenho e arte.
Ricardo Salgado, foi um exímio prestidigitador de negócios sombrios e que deixaram às escuras do infortúnio e da desgraça os designados espoliados do BES.
Joe Berardo, houve-se actuando como especialista competente e mestre invulgar em confundir e, provavelmente, hipnotizar banqueiros, levando-os à glória da banca, com a exemplar concessão de financiamento de milhões de euros a um Joe Berardo, que não ele próprio e de que nem se sente devedor à instituição bancária.
Nele, agora, no Palácio de S. Bento, se evidenciou a faceta de um grande actor. Todo o mundo lusófilo ficou estupefacto.
(Em próximo Apontamento analisaremos o actor Joe Berardo).