Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, agosto 27, 2018




A CRIATURA GOVERNO ESTÁ GRÁVIDA
E VAI PARIR UM ORÇAMENTO AMORFO

Brasilino Godinho

Tal como ocasionalmente acontece com uma fêmea, também a pessoa colectiva designada com nome macho - Governo – engravidou recentemente. E o ente que detém no seu bojudo ventre, obviamente que se encontra em fase de gestação. E está programado que daqui a mês e meio a criatura governamental vá parir na Maternidade Assembleia da República o ser, que não cristalino na sua estrutura, já está baptizado com o fatídico nome de Orçamento (do Estado de desgraça em que Portugal se encontra). Fazem-se as últimas análises, observam-se a olho nu as imagens do feto e começaram os preparativos do antevisto complicado parto. Consta que tais esforçados trabalhos ocorrem na ampla sala palaciana onde o ser materno dará à luz o pequenote. É plausível que tal esteja a acontecer, porquanto se antevê um difícil parto. Até porque, segundo o que transparece para o público, o ser concebido apresenta alguns vícios de conformação anatómica que inquietam a família da progenitora. Pior é que, para os rostos pálidos que anseiam por contemplarem o recém-nascido e nele verem configurados um bom relacionamento e amizade com ele já crescido e em fase de adulto atencioso, amigo leal, e de válidos préstimos, há a desesperança que isto não aconteça, por nele serem já denotadas certas anomalias de natureza congénita, de mau presságio. Chega a admitir-se no seio da sociedade indígena que coisas tão esquisitas sejam um prenúncio de que daqui a semanas sucumba de coma diabético. Assim se frustrando quantos nele viam como que uma tábua de salvação ou indicação redentora de ligeiríssima penitência cívica.
Quando afirmo que feita a ecografia ao ser gerado na barriga da governamental figura, já baptizado com o nome de Orçamento, se apercebe a sua má conformação genética; quero dizer que não tem forma determinada e que terá as características de ser apático face ao meio ambiente e se apresentará como pateta alegre, indiferente, quiçá mesmo hostil, para com o tecido social do mundo português.
Portanto, todos ficaremos cientes de que a mãe de família, denominada Governo da República, usando e abusando do novel filho Orçamento, irá portar-se como madrasta dos cidadãos idosos; dado que ele não vem possuído das instruções atinentes ao cumprimento das medidas impostas pela Declaração de Lisboa, de 22 de Setembro de 2017. Importa realçar que declaração elaborada sob a égide e inspiração da ONU.
A madre governo português comprometeu-se a cumprir as seguintes determinações:   

- “VALORIZAR A EXPERIÊNCIA DAS PESSOAS MAIS VELHAS E A PROMOVER ESQUEMAS FLEXÍVEIS DE REFORMA QUE LHES PERMITAM PERMANECER MAIS TEMPO NO MERCADO DE TRABALHO”.

- “ RECONHECER QUE HÁ UMA RELAÇÃO ENTRE O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO, SOCIAL E AMBIENTAL”. 

- “ASSUMIR O COMPROMISSO DE RECONHECER O POTENCIAL DAS PESSOAS MAIS VELHAS”.

- “INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DOS IDOSOS NO MERCADO DE TRABALHO”.

- “PROVIDENCIAR MEDIDAS TENDENTES A ASSEGURAR O ENVELHECIMENTO COM DIGNIDADE”.

 - CONSIDERAR QUE A “INTEGRAÇÃO DAS PESSOAS MENOS JOVENS DEIXOU DE SER APENAS UM OBJECTIVO POLÍTICO OU UM IMPERATIVO DE REALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, PASSOU A SER UMA NECESSIDADE DA NOSSA ECONOMIA”.

- “TORNAR MAIS ATRACTIVO QUE REFORMADOS POSSAM DAR FORMAÇÃO”.
                               
O não cumprimento de uma directiva internacional, redigida e aprovada em Lisboa, é uma incrível atitude do governo, lesiva do bom nome da nação portuguesa e da dignidade de Portugal. Ela constitui uma vergonha para todos os portugueses que prezam valores básicos e estruturantes da cidadania e um descrédito para o País.

Pelo que concluo que o Orçamento não sendo ainda nascido, já carrega a maldição de milhões de adultos e reformados de Portugal.