Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, agosto 10, 2018



  
ABRINDO O MEU LIVRO EXISTENCIAL
DE ACTIVO, ATENTO, OCTOGENÁRIO

Brasilino Godinho

Logo que aos 7 anos de idade iniciei a escolaridade fiquei fascinado pelas leituras dos jornais (diários, tidos no lar) e dos livros que ia recolhendo das ofertas e empréstimos que me eram facultados da parte de diversas entidades. Um fascínio que se manteve até hoje.
Talvez por isso e pelos livros se quererem abertos e lidos, sem restrições censórias, poderei dizer que a minha vida se apresenta a público com se fosse um livro de transparentes folhas que a todo o tempo pode ser lido, visto e comentado.

Daí, que amigos e leitores sabem muito daquilo que aconteceu ao longo de uma existência tão multifacetada como tem sido a deste articulista.
Nos últimos 8 anos foram sendo escritos mais alguns capítulos da obra brasiliana, reportados à vida universitária. No papel, ela - em parte - traduzida no livro VIDA UNIVERSITÁRIA DE BRASILINO GODINHO.
Há dias, também reproduzido, em letra de forma, com o título de ADENDA, o relato de um fenómeno ocorrido a 02 de Junho de 2009, na actual sala do Auditório Aldónio Gomes, do Departamento de Línguas e Culturas, da Universidade de Aveiro. ADENDA, amplamente divulgada.

Isto escrito para dar nota de que me têm acontecido coisas extraordinárias.
Hoje mesmo, interpelei o Facebook acerca do estranho tratamento, sem semelhança com outro qualquer, que me tem dispensado na inserção do nome de Brasilino Godinho nas inúmeras listagens de Amigos de centenas de pessoas que à rede estão associadas. O que me intriga e sobressalta…
Até isto me havia de suceder!

E foram tantas coisas invulgares que hei averbado no meu currículo existencial ao longo de uma existência de octogenário, que, agora, me decidi a escrever esta crónica de opinião sobre mim próprio. Que, como se darão conta, haverá interesse e precaução em conhecer e divulgar sem excessivo alvoroço; mas com todas as reservas mentais que se recomendam a pessoas ajuizadas… 
Sobretudo, não pretendo assustar os leitores e os amigos, nem mobilizar e ocupar os tempos de serviço das forças de (in)segurança pública. Embora possa causar inquietação aos amigos da onça…                          
Mas sinto que recorrendo à bendita abertura de transparência que é meu genuíno atributo, os devo prevenir para a eventualidade de alguém com grande perspicácia, avantajada sabedoria e o maior zelo adventício - quiçá, também, com algum secreto relacionamento alienígena - descobrir que serei um extraterrestre muito perigoso.

Aliás - e por natural modéstia(…) de Brasilino Godinho haver cuidado de aventar a hipótese de ser perigoso - tem relevante propósito informativo chamar a atenção do respeitável e bonacheirão público para a circunstância, que me parece evidente, de os governantes de todos os níveis superiores do Estado português já se terem apercebido desse perfil perigoso de extraterrestre e tomado providências para o isolar na província e o afastar de Lisboa e do convívio dos portugueses inteligentes, que se seleccionaram a si próprios e aos seus mentores dos colégios presidencial, governamental e parlamentar, como os cidadãos que, em Portugal, possuem as mais apuradas e desenvolvidas faculdades de alma. O que terão feito. crendo que a natural estupidez brasiliana seria um temível factor de contágio e de risco mortal para tantas e brilhantes inteligências aquarteladas nos magníficos palácios/residências de suas excelências… situados na capital alfacinha.

É pois uma boa e atraente medida funcional, soberanamente preventiva, a de não dar espaço de operacionalidade e de ribalta à criatura brasiliana.
Os governantes, fazem bem… Como diria o Senhor De La Palisse: A criatura não é falada; logo, não existe…
Chama-se a isso: suprassumo de inteligência…

Acentuando a seriedade da opinião em causa e casa próprias registo que:
Os políticos que nos calharam na rifa de má sorte mostram que se previnem, não vá o Diabo tecê-las…
Tem cabimento o aviso à navegação da beira-Tejo: Suas Excelências, tenham cuidado! Ponham-se a pau!

Parafraseando o ditado: Governante prevenido vale por dois Paulos de muitas Portas; três Passos atrás de saltitantes Coelhos; quatro Josés de falsas sapiências Socráticas; e cinco Miguéis de rasteiras e cinzentas Relvas.
Por último e recordando o famoso Jorge, de Coelhal expressão socialista, vicejante no Largo do Rato, em Lisboa: Assim hadem!

Tantos e enriquecidos expedientes saloios (saloio da região alfacinha), difusos em Portugal, fazem sentido…