Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, janeiro 21, 2015

Língua Portuguesa corre perigo de extinção

Brasilino Godinho

A revista VISÃO - citada pelo SAPO - de hoje, deu a notícia de que John McWhorter, linguista da Universidade de Columbia, em New York, num artigo publicado no Wall Street Journal prevê que 90% das línguas vão-se extinguir no próximo século (até 2115).
O mesmo professor anota que está em curso, à escala mundial, a colonização linguística do inglês e do chinês.
Não sou linguista mas a falta deste requisito científico não me tem impossibilitado de - desde os anos 90 - vir, através das minhas crónicas, alertando para as persistentes ameaças de extinção do português; nomeadamente, a maior traduzida no desprezo que lhe dão sucessivos governos portugueses. Governos que para além do mau trato da Língua, a subalternizam em favorecimento do inglês e, agora, também do chinês. Já chegámos ao ponto de em todos os graus de ensino (mesmo no ensino básico) se pôr mais ênfase e determinação no ensino do inglês do que no estudo da língua pátria. O que evidencia que em Portugal, confirmando as previsões do professor John McWhorter, se prossegue um rumo de escandalosa e detestável vanguarda e se corre célere para o abismo da perda da língua portuguesa. O que se passa em sintonia de objectivo destruidor da nação portuguesa com a prática governamental de escorraçar a massa cinzenta para o estrangeiro. A este abominável atentado de lesa-património da Pátria junte-se-lhe a perda da Língua e eis que estará alcançada a perda de Portugal como Estado e Nação.
Já todos percebemos que os governantes portugueses estão nisso empenhados. A previsão agora anunciada, qual meio-caminho andado para ser consumado o fatídico desígnio, provavelmente, vai deixá-los satisfeitos.
Pela parte que me diz respeito, continuarei a pugnar pela minha pátria que é a Língua Portuguesa.