Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, novembro 29, 2014


Pergunta:
Sócrates terá plantado árvore?...
Notícia:
Intenção maliciosa em prejuízo de Sócrates...



Brasilino Godinho

Num curtíssimo telefonema para o Expresso, a que a edição de hoje, dia 29 de Novembro de 2014, faz referência, Sócrates disse:
  • Só deixa de ser livre quem perde a dignidade. Sinto-me mais livre do que nunca”.
É uma frase muito significativa...
Vejamos:

01. Benito Mussolini, criador do Fascismo, disse um dia que um verdadeiro homem tinha que reunir quatro condições: ter feito um filho; ter escrito um livro; ter plantado uma árvore; e... ter experiência de preso numa cadeia do Estado.
José Sócrates, ao que se sabe, tem filho, escreveu um livro e desfrui, agora, a vivência de preso na cadeia de Évora. Terá plantado árvore? É possível que durante os seus anos de chefe do governo tenha actuado em conformidade e adquirido a qualidade de plantador.
Assim, parece estarem reunidas todas as condições de homem que atingiu o zénite da sua existência; tal e qual como admitia Benito Mussolini.

O2. No entanto... por vezes, as iludências aparudem.
Sócrates, embora na situação de encarcerado, assinala que, não tendo perdido a dignidade, está livre. E acentua que “mais livre do que nunca”.
Vale a pena notar que, segundo José Sócrates, o facto de estar preso constitui um factor determinante para se sentir “mais livre do que nunca”. Ficamos cientes de que, afinal, a prisão mais reforça a sua dignidade, ao ponto extremo de se sentir mais livre. Pressupõe-se que, antes da prisão, Sócrates arrastava a penosa contrariedade de se sentir pouco livre. Quem sabe se em risco de a dignidade se ir esvaindo.

03. Entretanto, houve alguém que fez maldade a Sócrates. Interpôs recurso de habeas corpus no sentido de ele ser posto na rua; ou seja, para fora da cadeia por decente e boa figura - a que a circunstância de ele se sentir mais livre dará algum sentido configurador, com nítido recorte de alheio oportunismo.

04. Em nosso entender é uma inqualificável intenção maliciosa. Se Sócrates se sente mais livre na cadeia e mais seguro na sua dignidade, porque carga de água o querem pôr cá fora onde se sentiria menos livre? E, pelo enunciado no Expresso, mais preocupado com a sua dignidade? Haja senso das conveniências socratianas que, neste caso, não colidem com os princípios da ética, da moral e da decência...

05. Aliás, culpado ou inocente das acusações que lhe fazem, é de crer que Sócrates deseja preservar a sua instalação na cadeia. E se pelo poder judicial for satisfeito tal desejo - e no caso de ser dada absolvição - será, então, altura de lhe exigir o pagamento de uma mensalidade por usufruir, a seu gosto e proveito, de cama, mesa, banhos e roupa lavada.
    Fim