Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, novembro 08, 2014



Ontem se fizeram omeletas, hoje elas se pagam...
Carlos Moedas com moeda para Pedro Coelho...
Uma artística parelha fraternal

Brasilino Godinho

01. Desde o século passado que passámos a ter em Portugal o teatro radiofónico e o teatro televisivo.
Nos últimos tempos, deste século XXI, passámos a ter o teatro jornalístico. Este, mais especializado e concentrado na matriz da má política; a qual, por essência, deu azo a que correspondente manifestação de arte passasse a integrar o designado teatro/circo político.
Com é sobejamente conhecido temos grandes artistas do teatro/circo político em Portugal. E os artistas são classificados de grandes não por especiais e recomendáveis méritos. Simplesmente o são, pela enorme desfaçatez e invulgar obscenidade com que procedem nas várias intervenções em peças teatrais ou nos espectáculos circenses, em que marcam protagonismos.
Esta conversa vem a propósito pelo facto de hoje termos lido mais uma peça de teatro/circo político, numa insignificante versãojornalística, em que surge como artista principal Carlos Moedas, ex-Secretário de Estado do governo chefiado por Pedro Passos Coelho e, agora, novo membro da Comissão Europeia.

02. Carlos Moedas, no decorrer da referida actuação artística, em jeito de entrevista, fazendo alarde da vocação de fabricante de moedas, ofereceu de bandeja, servilmente, uma aparente preciosa moeda ao presidente do Conselho, Passos Coelho, seu ex-chefe no governo português; o qual lhe fez a mercê do catapultar para a Comissão Europeia. A ter em conta que benesse, com benesse se paga, em extensivo sentido de fraternidade. E, destaque-se: realizou-se a farsa com o maior descaramento, aproveitando a predisposição subserviente de um qualquer jornal que se prestou ao anedótico expediente.
Trata-se de uma extraordinária e mirabolante moeda que numa face tem a legenda: Passos Coelho – um homem único; na outra face tem inscrita a expressão: Passos Coelho terá um grande lugar na História.

03. Para além da novidade de Carlos Moedas, agora em Bruxelas, denunciar propensão para se tornar fabricante e distribuidor de moedas – o que poderá ser um quebra-cabeças para o novo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker - há que destacar a circunstância de a aludida moeda ser visivelmente, escandalosamente, falsa.
Salta à vista desarmada que Coelho - se poderá ser um exemplar único da espécie dos mamíferos roedores e com esta terrível característica mui arreigada, amplamente reconhecida (basta termos presente o que ele tem roído nos tecidos: social, político, universitário, educacional, sanitário, industrial, comercial, do país), integrando a família dos leporídeos, guarnecido de orelhas grandes que nem lhe dão normal audição e com olhar míope que não enxerga um palmo à frente do nariz - não é humana criatura que se apresente como exemplar único; a menos que Moedas conheça alguma particularidade anatómica e algo da super inteligência (hipotética) da coelhal figura que sejam completamente desconhecidos dos portugueses. Mas, cuidado! Aqui, impõe-se formular a seguinte e óbvia advertência: um tal conhecimento respeitante a Passos Coelho que, a ser transmitido por Carloas Moedas, seria - sempre - muitíssimo suspeito e nada credível.
No entanto, Moedas faz uma referência que insinua algo misterioso. Mas, valha a verdade, não vale a pena dispensar-lhe grande atenção... Até por razão de nem influenciar o posicionamento da coelhal figura na história que aparece 'mal amanhada' na moeda fabricada à sorrelfa por Moedas.
Quanto à ideia de Carlos Moedas de que Passos Coelho “terá um grande lugar na História” por ser “homem único”, já apercebemos que ele nem terá nada a diferenciá-lo, anatómicamente e em superiores faculdades de alma, da espécie dos humanos e assim se revela inconsistente a esquisita e insólita propositura de Moedas para o seu ingresso na História. Ou será que Carlos Moedas estava a pensar na História de Carlos Moedas? Aqui, sim, bate o ponto! Passos Coelho tem, incontestavelmente, um grande lugar na História de Carlos Moedas...
Por outro lado bastante significativo e de extrema importância, se nos ativermos à actuação de Passos Coelho como chefe do governo, teremos de o considerar candidato de elevado potencial depreciativo a um desprestigiante lugar cimeiro da história dos tenebrosos heróis de Portugal, na qualidade dum grande promotor da desgraça da maioria do povo português e do declínio/destruição de Portugal.

4. Isto para dizer que a moeda/Moedas melhor fora que se mantivesse recolhida no atraente cofre forte e muitíssimo provido de moedas da Comissão Europeia, sem produzir estridores que ferem os tímpanos de pessoas mais sensíveis a relevantes valores que, de longe, sobrelevam os valores numismáticos do conhecido moedeiro, mesmo que este seja festejado no laranjal que, actualmente, empesta a 'Quinta Lusitana'...
Fim

Nota: Esta crónica foi escrita com activo repúdio do Novo Acordo Ortográfico