Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, novembro 22, 2014


Agora, o caso Sócrates faz espécie...


Brasilino Godinho

Estou à vontade para escrever sobre este caso, visto que bastantes vezes critiquei o político José Sócrates.
A prisão de José Sócrates ocorreu ontem cerca das 22h:30'. A publicidade, o espectáculo folclórico que, de imediato, se lhe seguiu e a própria detenção, suscitam muita estranheza.
Desde logo, acontecerem nesta altura em que o governo está em transe agónico. Também em coincidência com o congresso do Partido Socialista.
Depois, o facto insólito de ter a detenção, no aeroporto, sido filmada pela SIC. Impressiona como as televisões estão bem informadas das acções policiais envolvendo determinadas figuras públicas.
A seguir, veio o comunicado da Procuradoria Geral da República confirmar a prisão e citando o nome de José Sócrates, mas omitindo os nomes de outros três detidos,* cujas detenções não tiveram registos de reportagem por parte das televisões.
Formulo algumas pertinentes interrogações:
- Porquê o nome de Sócrates foi, de chofre, mencionado e não os nomes dos outros três detidos? Não houve qualquer explicação.
- Porquê a televisão marcou presença na detenção de Sócrates e não acompanhou as detenções dos outros três detidos?
- Porquê, em início de investigação deste caso Sócrates, não prevaleceu o segredo de justiça?
- Porquê outros indivíduos envolvidos em processos de grandes delitos não foram até agora presos?
- Porquê continua a haver fugas de informação quanto a escutas e a desenvolvimentos de alguns processos?
Porquê ainda não vão decorridas vinte e quatros horas sobre a detenção de José Sócrates já há jornais a publicar no Facebook detalhes do processo de acusações que pesam sobre ele? Então o processo não foi anunciado como estando sob segredo de Justiça?
- Porquê tão espectacular transparência mediática com o caso de Sócrates, enquanto em outros casos como os do BPN, BPP, BES e, sobretudo, o da obscura compra dos dois submarinos que há anos está encalhado, persistem bem acauteladas as singulares opacidades?
- Porquê o Estado, o Governo e a Justiça, num tempo de situação de falência das contas públicas e de indecentes cortes de vencimentos dos funcionários públicos e das pensões dos aposentados da Função Pública, não se empenham em reaver os cinco milhões de euros das luvas recebidas por anónima entidade – um facto denunciado por Ricardo Salgado, ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES)?
- Porquê este desinteresse em descobrir a identidade de quem se apropriou de cinco milhões de euros do Erário – ou seja: dos dinheiros dos contribuintes?
Fica-se pensando que, nesta altura, se montou um espectacular cenário mediático para entreter o público e desviar-lhe a atenção dos grandes problemas que afectam a sociedade portuguesa e de outras grandes actividades criminosas que nem minimamente são penalizadas.
Dá a impressão que há algo escondido e que só se pretende causar alarido em torno de José Sócrates, talvez visando objectivos de natureza político/partidária, com especial incidência no Partido Socialista.
Se bem julgo - e os usos e costumes do Estado a que chegámos, geralmente, são concordantes com as minhas previsões – estão os portugueses perante mais alguns mistérios, dos muitos que têm marcado o dia-a-dia da sociedade portuguesa contemporânea.
Merece realce o facto de que começa mal o desenrolar desta narrativa – utilizando a expressão usada por José Sócrates nalgumas intervenções televisivas.
Porém, faça-se Justiça! Se é que ela existe e ainda se consegue impor neste Estado português a que chegámos; o qual, não é de Direito, como temos assinalado nas nossas crónicas dos últimos anos.
Para já todos, leitores descomprometidos, atentos, à uma, digamos: Aqui há gato! Que além de estar escondido até tem o cuidado de não mostrar o rabo... Não vá alguém pisá-lo e o Diabo tecê-las...

* Esta manhã, doze horas após a divulgação do comunicado da Procuradoria Geral da República, foi dada informação sobre as identidades dos três outros detidos. Só que pecou por tardia. Diferente teria sido o sentido informativo (e a configuração interpretativa) se tivesse ocorrido, em simultâneo, através do comunicado de ontem.