Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, novembro 10, 2014


Afinal, o Estado Português,
em sede de Quinta Lusitana,
está rico! Mesmo muito rico!


Brasilino Godinho

Estado Português todos sabemos o que é. Também estamos fartos de saber aquilo que tem sido propagandeado quanto à sua situação de falido e de devedor crónico aos mercados financeiros.
A 'Quinta Lusitana' igualmente é conhecida como feudo dos actuais governantes que a cultivam sem rei nem roque em proveito das próprias famílias e de outros clãs mais ou menos aparentados, que a tomaram como se fosse sua exclusiva propriedade e a exploram a seu bel-prazer.
E se a Quinta Lusitana vai rendendo bastante aos seus usurpadores, pouco sustento dela remanesce para os íncolas que vão perecendo à fome, sujeitos â miséria, sem cuidados de saúde e, praticamente, entregues à sorte de retardarem por dias, meses ou escassos anos, o eterno repouso no 'jardim das tabuletas' que esteja mais à mão-de-semear.
Em termos muito breves, esta é a geral panorâmica que se depara em Portugal.

No entanto, pasmem senhores!
O diário Correio da Manhã de hoje, em notícia de primeira página, informa o público que:

ORÇAMENTO DO ESTADO
Deputados têm mais 3,5 milhões para viagens

Repare o leitor que se trata do orçamento dum Estado falido, apresentado por um governo que apregoa austeridade e que arrastou para a pobreza e para o desemprego milhões de portugueses.
Falta dinheiro para quase tudo que é básico. Mas existem avultadas verbas para serem esbanjadas em viagens dos deputados, para os gastos de milhões com as despesas correntes dos quadros dos ministérios, o funcionamento da Assembleia da República e a gestão da Presidência da República.
E por vir a República a talho de foice só há que dizer que Portugal é uma república das bananas e um país de bananas que aguentam tudo.
Até a legionella aí está para dar uma ajudinha aos governantes no sentido de acabar com a malta que se obstina em viver...
Presume-se que isso os torna repousados, felizes e contentes...
Claro que só há que disfarçar o estado de espírito... um pouquinho, para não espantar a caça.
Dá vontade de repetir a observação da Tia Ambrósia: “Aquela gente da governança parece que tem pacto com o Diabo”...


De que se havia de lembrar Cavaco Silva?
Convidar os portugueses a imitarem os cristãos que morreram no Coliseu de Roma:
condenados, martirizados e prestes a morrer, mas saudando
o despótico imperador


Brasilino Godinho

E por que o Estado está rico, aí veio Cavaco Silva mandar mais uma das suas famosas, soberbas e inspiradas bocas... Comentaria o falecido actor cómico, Badaró: “Toma e embrulha”!

Relata a Renascença e o Sapo que hoje, em Estremoz, o venerando chefe do Estado (a que chegámos em Portugal), Cavaco Silva, convidou os portugueses a olhar para as dificuldades com um sorriso. E, como não podia deixar de ser, convidou com o velho e requentado sorriso que lhe é peculiar. Insinuando a utilidade das dificuldades em proporcionarem aos indígenas portugueses boa disposição e uma feliz acomodação às mesmas. Aqui está uma receita 'mal amanhada' de curandeiro pouco cotado no mercado das medicinas alternativas.
É um convite que causaria perplexidade se feito por outra pessoa que não a cavacal figura presidencial; visto que estamos habituados às incríveis falas de sua excelência.
Desta vez, o venerando chefe do Estado ousou propor que os portugueses lhe seguissem, irresponsavelmente, os tristes exemplos que vem dando de olhar para as dificuldades, provocadas pela equipa governamental, com um sorriso em que vislumbramos alguma parcela de cinismo e de completa insensibilidade para os sofrimentos da grei portuguesa.
Este impróprio e patético convite faz-nos recuar no tempo e evocar os cristãos que no Coliseu de Roma eram atirados às feras e que, já na arena, saudavam o imperador gritando: “Ave César, os que vão morrer te saúdam”.
E Cavaco Silva, com o convite formulado hoje, é como aconselhasse os portugueses - atirados para a miséria, para a fome, para a doença, para o desespero e, nalguns casos, até para a morte mais ou menos lenta ou mais ou menos rápida - a sorrir em atitude de resignação e manifestando agradecimento para com as cruéis pessoas causadoras das desgraças de que são vítimas indefesas.