Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sexta-feira, abril 18, 2014



EIS MAIS UMA PREOCUPAÇÃO...
AS IMPUTAÇÕES MENTIROSAS
SOBRE OS ACTUAIS GOVERNANTES...
Brasilino Godinho
Tenho a grata impressão que alguns perspicazes cidadãos portugueses já terão apercebido que bastantes jornalistas são useiros e vezeiros na indecente prática de imputar a Passos Coelho e seus companheiros de governação aquilo que eles não disseram ou nem sequer pensaram quando, todos os dias, abnegadamente(…), falam aos microfones que lhes são postos na frente, com toda a solicitude e deferência. Porém, disfarçando dúbias intenções, como se lhes estivessem a passar ardilosa rasteira…
Atrevo-me a considerar que tal promíscuo, defeituoso, relacionamento entre jornalistas e governantes preocupa, sobremodo, todos os portugueses que estão de pé atrás e com afiada espada em riste sobre as frágeis, desguarnecidas, cabeças das criaturas ministeriais…
É um espanto que digam eles (governantes) o que disserem: banalidades, parvoeiras, afirmações de duvidosa credibilidade, grosseiros vaticínios ou mesmo autênticos disparates, é certo que os seus interlocutores jornalistas ou meros estagiários destacados para aqueles precisos e previamente determinados momentos de fraterno convívio, logo comentam, transmitem e repetem até à exaustão que Passos Coelho ou qualquer dos ministros, garante ou garantiu que isto ou aquilo é, foi ou será assim cosido, assado,  frito, por diligente cozinheiro, em lume brando e com os adequados temperos(...). Isto é: desvirtuam totalmente a realidade e o sentido da elocução dos declarantes.
Aliás, uma característica dos actuais governantes é que não sabem, nem podem, muito menos querem, garantir o que quer que seja. De dar garantias com verdade, convicção e credibilidade, fogem eles, como o Diabo foge da cruz – mesmo admitindo, por absurdo, que garantir algo fosse sua reconhecida capacidade.
Além disso sempre acontece que o chefe Passos Coelho e seus colaboradores, só empregam o tal termo, significando hipotética garantia, nos tempos verbais correspondentes ao presente e ao futuro 'quando o rei faz anos' (o que sucede raramente, como todos sabemos). E quando o fazem, é para indígena iludir ou “inglês ver”…
Trata-se de um generalizado procedimento deplorável dos jornalistas que põem nas bocas de tais entidades aquilo que não expressaram - o que é um abuso de confiança e, afinal, uma calúnia… Com a agravante de pôr em causa a já per se abalada honorabilidade das referidas personalidades...
Entretanto, o prevenido cidadão fica na expectativa de que os visados (os governantes de tantos desencantos) interponham nos tribunais providências cautelares sempre que se disponham a prestar declarações à imprensa – porque ’gato escaldado de água fria tem medo’…
Avisados andariam os jornalistas se tivessem mais tento na língua em todas as ocasiões que os actuais governantes lhes surjam pela frente dispostos a imitar os cânticos das aves canoras e das tágides que se exibem junto ao Terreiro do Paço, na capital alfacinha...
Porém, acrescente-se: tudo isto é lastimoso fado e preocupação acrescida na medida em que se traduz numa dor de alma para os indígenas mais susceptíveis que, infelizmente, se confrontam diariamente com o desaforo das garantias concebidas e debitadas pelos solícitos jornalistas que assim se substituem aos declarantes e julgam estarem a prestar um grande serviço em sede e creditação dos invulgares governantes.
Por sinal, estes últimos, jovens abancados na avantajada mesa governamental, demasiado distraídos ou embevecidos, nem se apercebem que estão sendo usados e abusados pela rapaziada dos jornais; provavelmente julgando haver uma comum, utilitária, quiçá rendível, fraternidade de juventudes...
Fim