Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, abril 13, 2014



Por imperativo cívico.
Por razão de transparência.
Por intento de elucidação.
Brasilino Godinho

Na sequência do meu escrito ‘Como diria a Ti Maria dos Canaviais’ enviado aos meus leitores no final da noite de ontem e com o propósito de completá-lo e proporcionar o pleno conhecimento da questão suscitada com o aludido recebimento da mensagem de entidade que designo pelo senhor Xis, transcrevo a mesma e junto-lhe o texto da resposta que dê pela via da Internet.
A mensagem do Sr. Xis, foi uma reacção ao ‘Apontamento de Brasilino Godinho’ sobre o morticínio reconhecido pelo vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. João Cunha e Silva – também publicado no meu blogue e, há dois dias, remetido aos meus leitores.

Mensagem do Sr. Xis recebida por Brasilino Godinho
Meu Caro Dr. Brasilino Godinho,
A propósito da situação portuguesa, o meu amigo já cita o Holocausto!
Não percebe que esse tipo de afirmações, além de serem um pouco ridículas para si, são ofensivas para as vitimas do Holocausto?
Haja um pouco de bom senso -- e de respeito por esses milhões de mortos... 
Cumpments,
Xis

 Mensagem/Resposta de Brasilino Godinho ao Sr. Xis

Caro Sr. Xis

Aos pretextos evocados por alguns rostos pálidos da nossa pior sociedade político/governamental, para iludir ou justificar as mortes dos portugueses a que aludia o insuspeito vice-presidente do Governo Regional da Madeira - circunstancialismo que eu corroboro - só faltava este, inopinado, assaz imaginativo, agora apresentado pelo Sr. Xis: tais óbitos de portugueses não devem ser mencionados por respeito aos milhões de mortos do Holocausto; ainda que, na sua singular óptica, tenhamos de omitir esses mortos portugueses (porventura, alguns milhares, vítimas das políticas dos actuais governantes) e, consequentemente, a eles desrespeitar-lhes as memórias.
Se praticar esse desrespeito para com os mortos portugueses é no entender do Sr. Xis, bom senso, terei que lhe dizer que dele não compartilho. Aliás, suscita-me a maior repulsa.
Uma atitude do Brasilino Godinho que o Senhor Xis se apressou a classificar de ridícula. Pois que o seja! – consoante o seu equívoco critério selectivo.
E digo equívoco, porque - recorrendo à sua expressão - V. Ex.ª não se apercebeu que, não havendo comparação possível entre a dimensão trágica dos horrores do Holocausto e o morticínio que, há três anos a esta parte, se vem praticando em Portugal, pela calada da noite de obscuridade em que estamos imersos, são, todavia, algo semelhantes as justificações (por mim enunciadas) para aquilo que se vem praticando no território nacional, dos chamados bons costumes e que expressa aquele factor comum a ambas situações dos anos 40 , na Alemanha e  dos três últimos anos em Portugal: o desenlace mortal para as suas vítimas. Visto que os processos usados em Portugal, sendo incontestavelmente mais suaves e menos expostos à visibilidade mediática, conduzem ao mesmo término: a morte dos indígenas violentamente agredidos na sua dignidade e feridos no corpo e na alma.
Devo destacar que assim procedendo também estou a respeitar quantos milhões de portugueses estão vivos e passando indizíveis privações e sofrimentos. Para eles, vai toda a minha grande veneração!
Creio que a sua mensagem, aqui respondida, terá sido escrita de forma impulsiva. Aliás, é descabida, porque inserida fora do contexto que pretendia contemplar. De qualquer modo, assinalo o facto de que ao fim de 82 anos de vida alguém me acusa de falta de bom senso - o que ilustra a asserção de que há sempre uma primeira vez.
É uma casualidade. Também uma curiosidade.
Fica o registo.
Com os melhores cumprimentos.
Brasilino Godinho