Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, dezembro 25, 2013





Um bispo que, intranquilo, fala claro,
sem rodeios e artifícios de linguagem:
Os pobres primeiro!
Um registo de Brasilino Godinho

D. Pio Alves, Administrador Apostólico da Diocese do Porto, proferiu, hoje, 25 de Dezembro de 2013, na Sé Catedral do Porto, a homilia de Natal.
De tal peça oratória publicamos um trecho (que faz lembrar as intervenções do Papa Francisco) referente à conjuntura político-social; o qual, sublinha-se, releva de clareza e objectividade.

“(…) os primeiros a ficarem de fora do palco da dignidade humana e da mais elementar realização pessoal acabam por ser sempre os mais frágeis. Quando impera a lei da selva a vitória é para os mais fortes. Os mais fracos servem apenas para divertimento e alimento dos poderosos.
Quando se apagam os traços do caminho ou se eliminam os seus marcos, mais uma vez, os transviados da dignidade humana são os que nem força têm para dizer: estou aqui! São as periferias, a que se refere com tanta frequência o Papa Francisco.
Sem pessimismos, com o realismo que convida a procurar respostas, não podemos fechar os olhos, em primeiro lugar, ao que acontece à nossa volta. Uma única pessoa humana a quem, na prática, se negue a dignidade é motivo suficiente de intranquilidade. Mas não é um, não são dois: são milhares, são já multidão os famintos de pão, de humanidade, de dignidade. É urgente identificar causas; mas é ainda mais urgente potenciar respostas, ainda que sejam precárias; abrir caminhos, ainda que sejam estreitos.
Cada vez mais, temos que saber somar iniciativas, concertar soluções. O que menos interessa são protagonismos pessoais ou institucionais. Os pobres primeiro!
Este esforço não tem credo, cor política ou currículo institucional. É a resposta de todos para todos”.