Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, março 18, 2013


PAINEL DE DESGRAÇAS E TRAPALHADAS

COM A INDELÉVEL MARCA DO GOVERNO

 
Autor: Brasilino Godinho


Mosaico 04



04.1. UMA ATREVIDA E ARROJADA DESCOBERTA…

04.1.1. Um alto funcionário dependente (do chefe, Passos Coelho),
mui servil, "descobriu" um ovo que não saiu do cu da galinha...

Os leitores
leiam, contextualizem, meditem e extraiam as óbvias conclusões...

Via Internet, recebemos a seguinte informação:
"O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) afirmou este domingo em entrevista ao Diário de Notícias ter uma "profunda admiração por Passos Coelho devido à sua honestidade e coragem para enfrentar as questões difíceis do País". Pedro Reis disse ainda ter ficado "com um sentimento de orgulho, apreensão e boa esperança", depois das revelações pessimistas feitas por Vítor Gaspar, na sexta-feira".
"Mas a lista de virtudes de Passos Coelho não fica por aqui. Para Pedro Reis, o primeiro-ministro tem mostrado uma dose de frontalidade e de verticalidade na defesa do País".
Noutra parte da entrevista o presidente do AICEP diz que "Falar a verdade, ser honesto intelectualmente e ser sincero em relação aos desafios que tem pela frente" é para ele o mais importante - o que, subentende-se, considera ser apanágio do grande alvo (pedroso de Passos Coelho) da sua "profunda admiração" (adjectivo profunda que sublima a admiração, não fossem os leitores da entrevista supor que era ligeira a sobredita veneração pessoal de Pedro Reis para com o seu idolatrado superior hierárquico. Uma atitude - sublinhe-se - que releva um apurado sentido de oportuna precaução funcional...).


04.1.2. O presente envenenado para o grande-chefe Passos de Coelho...
A maioria dos portugueses tem consciência das calamitosas actuações do grande-chefe Passos Coelho e do (des)governo. Por isso, não vale a pena, aqui e agora,  "chover no molhado".
Mas, neste quadro sombrio que delimita o quotidiano da sociedade portuguesa e se houvesse alguma folga de razoável disposição de espírito para nos divertimos com a descoberta de um ovo que não saiu do cu da galinha - que é aquilo que sobressai da insensata entrevista de Pedro Reis, neste mosaico focada - bem poderiamos apreciá-la como uma hilariante anedota de humor negro.
Daí e do facto das afirmações de Pedro Reis, feitas no mais apurado e oportunista estilo arrelvado, desvirtuarem tão acintosamente as realidades e as desastrosas consequências dos desempenhos da coelhal figura, que se poderá admitir que esta criatura-mor da governança acaba de receber um presente envenenado...
E, para cúmulo de insensatez, logo despudorado, incoerente, fantasioso, superabundante, elogio que, soando a falso, é proveniente de um colaborador,  subordinado, que, aparentemente, reverencia - num mais que suspeito alarde de coração magnânimo - o seu chefe/patrão... Isto é o que o Zé-Povinho designa por engraxar.  Acrescentamos: sem rei, nem roque...
Enfim, o tiro saiu-lhe pela culatra!...