Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, fevereiro 23, 2013


O TAL EPIFENÓMENO ARRELVADO SUCEDÂNEO DO
FENÓMENO PRIMÁRIO, ACIDENTAL, DA NATUREZA
QUE SURGIU CORPORIZADO EM MIGUEL RELVAS.
Brasilino Godinho

O grande problema do conhecido político Relvas radica precisamente no epifenómeno acima referenciado. Ou seja: no seu induzido substrato arrelvado - por inferências conjecturais há muito previsíveis e demais a mais evidenciadas desde a adolescência, na cidade nabantina - de que nunca se poderá desligar; e na incrível e predestinada criação da nova modalidade académica designada licenciatura arrelvada que, por si só, é algo de excêntrico, pacóvio e de mui conservadora imagem repulsiva a figurar, para sempre, nos anais do Ensino Superior de Portugal; o que será, permanentemente, uma imperecível marca de um político menor, companheiro dilecto do inexpressivo coelho que está ocupando, durante alguns anos, os aposentos governamentais do Palácio de São Bento.
Por agora, a Relvas isso faculta-lhe as oportunidades, os benefícios, os rendimentos e o poder de arrelvar o pomar laranja. E à sua ímpar personalidade adorna-lhe(…) o estigma de ser um factor negativo, pernicioso, nos domínios da política nacional e um deplorável exemplo de oportunismo e desfaçatez.
Quanto a vantagens(?) decorrentes: de uma arrelvada poluição em vastíssimo campo de amorfas naturezas primárias; de um insuportável odor arrelvado que entontece o indígena; e do inevitável desequilíbrio ambiental que dele emerge e, sobremodo, atinge a sociedade; só se vislumbra a específica, de relvas - pessoalmente configurada no misterioso ministro - ser o género da alimentação de melhor paladar e de esquisito agrado do famigerado coelho da opulência doméstica visível na família social-democrática.
Por sua vez, o atrás mencionado mamífero roedor, da conceituada família dos Leporídeos, ostenta a particularidade anatómica de ter as orelhas pequenas, ao contrário dos seus parentes. Esta falha corporal serve-lhe às maravilhas, para só ouvir os que lhe estão próximos… Para além deste sombrio aspecto, trata-se de um ser político bastante depreciado, por razões que têm a ver com os seus detestáveis e ziguezagueantes passos de corrida em direcção ao profundo abismo que se divisa num rasteiro horizonte mui circunscrito neste país.
País que, parecendo ser de todos os portugueses é, de facto, possuído e explorado por algumas famílias da nossa mais contestada sociedade; as quais, realce-se, tudo dominam e (ou) desavergonhadamente, subvertem em seu proveito.
Voltando ao caso arrelvado, importa anotar que Relvas para além de ser - de particularidade levianamente assumida e, também, para mal da nossa vivência colectiva - um esotérico, lamentável, deprimente, epifenómeno (arrelvado, sublinhe-se!) é, essencialmente, um fenómeno situado na área do Determinismo Psicológico. Porventura, também incluso nas do Determinismo Biológico e do Determinismo Genético. Mas, especialmente, devendo ser apreciado num aspecto muito importante; ou seja: considerando Relvas, o homem e as suas circunstâncias, à luz da teoria idealizada por José Ortega y Gasset.
Claro que inúmeros portugueses conhecem o homem arrelvado e as circunstâncias da sua existência. Mas, há que inquirir: Relvas, conhecer-se-á a si mesmo?
E a única vantagem da sua existência, segundo a nossa opinião, consiste em a criatura em causa, forçosamente investida no papel de cobaia, se impor como um caso de estudo no âmbito da doutrina do Determinismo que, eventualmente, resultasse no aprofundamento de saberes centrados neste interessante domínio filosófico. 

Duas notas impressivas…

Maria Teresa Horta:
- De Passos Coelho nem prémio, nem pão.

Brasilino Godinho:
- De Passos Coelho, nem certezas, nem graças.
Só incertezas, apenas desgraças. Ó da guarda!...
Sobretudo, relvas para sustento do laparoto e mais, muito mais, de relvas para arrelvar o pomar laranja…