Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, dezembro 15, 2012


Bispo perspicaz versus padre negligente…

 

Brasilino Godinho

Transcrevemos do “SAPO” a seguinte informação:

 

Padre detido está a pagar o preço da sua “imprudência”.

D. António dos Santos, antigo bispo da Guarda, sabia que o padre Luís Mendes (vice-reitor do Seminário do Fundão) se "deitava com os rapazes", mas não acredita que este tenha praticado "actos físicos".  

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/padre-detido-esta-a-pagar-o-preco-da-sua-imprudencia=f773700#ixzz2F2DaFmQ9


A propósito, formulamos cinco pertinentes observações:
Primeira, o Reverendíssimo Senhor Bispo deve ter razão. O padre terá sido, continuadamente, muito imprudente… Não haveria sido melhor ele deitar-se com o Reverendíssimo Senhor Bispo? A estabelecer-se o extravagante hábito, sendo de mútuo acordo, o mesmo ficava assim, expeditamente, mais resguardado no seio da remissória (santificante) família eclesiástica… Quiçá, ao abrigo dos falatórios de gente, sempre imbuída das melhores intenções(…), excessivamente preocupada, mui ressentida e demasiada perplexa, face às mais que muitas infidelidades dos sacerdotes da igreja romana aos jurados votos de castidade e… de celibato – o celibato sacerdotal, esse fascinante instrumento de desapego às coisas mais palpáveis e agradáveis da natureza naturada; esta, considerada na diversidade das suas valências humanas, familiares, sexuais e de bens terrenos…
Segunda, o Reverendíssimo Senhor Bispo fala em “actos físicos”, o que poderia sugerir que fossem por exemplo, exercícios de “ginástica sueca”, mesmo se executados em novo estilo de posições deitadas – o que é, de certo modo induzido pela afirmação de que o sacerdote se deitava com os rapazes. Mas deixemos de lado a esquisita hipótese para nos fixarmos naquilo que, de imediato, é insinuado com recurso a um eufemismo, de todo descabido no caso em apreço.
Terceira, para desassossego de muitas inconsciências(…) Sua Excelência Reverendíssima esqueceu-se de informar a malta se o “preço” que o Padre, Vice-Reitor do seminário do Fundão, companheiro de leito dos seus alunos, está a pagar é elevado ou de pequeno valor equivalente ao da “uva mijona”. Há, por aí, dispersa, muita gente curiosa que gostaria de saber…
Quarta, o Reverendíssimo Senhor Bispo não acredita que o Padre tenha praticado “actos físicos”.
Ousamos questionar: E se o Vice-Reitor, enquanto acompanhante de cama dos seus alunos e sem o conhecimento do Reverendíssimo Senhor Bispo, praticou actos químicos? Acreditará ou não o Reverendíssimo Senhor Bispo nessa plausível e redentora hipótese alternativa?… E caso isso tenha acontecido o Reverendíssimo Senhor Bispo manterá para com a criatura sacerdotal, superior figura do seminário do Fundão, envolvida nessas, porventura, complexas experiências químicas (biológicas?...) a sua diligente bênção episcopal?
Quinta, se a moda pega de os padres se deitarem (ou dormirem(…) ou mimarem envolvidos em lençóis e cobertores), com os rapazes, seus fiéis catequistas, subalternos alunos ou, simplesmente, inocentes paroquianos, presume-se que corra sério perigo de extinção a prestimosa corporação que incorpora as irmãs de caridade evangélica, de nutrida devoção e de não limitadas sustentações, as dedicadas afilhadas e sobrinhas dos senhores curas e as solícitas governantas - umas, outras e aqueloutras, sempre atentas aos seus deveres de assistência e obediência às determinações, desejos e necessidades existenciais dos seus amos e protectores; as quais, são habituais residentes e serviçais das casas paroquiais… O que, a acontecer nos actuais tempos de crise, representaria um significativo aumento das taxas de desemprego…
Fim
Nota informativa: Este nosso texto foi escrito ao desabrigo do famigerado Acordo Ortográfico, recentemente aprovado pelo governo português.