Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, setembro 10, 2011

Ao compasso do tempo…

Um exemplo de jornalismo corrosivo.

Também um maldoso procedimento.

Brasilino Godinho

brasilino.godinho@gmail.com

http://quintalusitana.blogspot.com

O jornal espanhol EL País publicou na página 14, da sua edição de terça-feira, dia 06 de Setembro de 2011, um texto sobre a operação no pé esquerdo a que o Rei de Espanha, Dom Juan Carlos, se sujeitou no domingo anterior (dia 04 de Setembro).

Mas o El País não se limitou a dar notícia pormenorizada sobre o acontecimento. Enquadrou o texto com uma grande fotografia tirada durante o encontro do monarca espanhol com o chefe do governo português, realizado no dia 01 de Setembro (quinta-feira).

Repare-se na cronologia dos acontecimentos porque há que interpretar a desconexa, intempestiva, desfasada e insólita publicação da foto, configurando um deselegante e ofensivo procedimento; o qual, classificamos como exemplo de jornalismo corrosivo do respeito que nos devemos uns e outros enquanto cidadãos de povos distintos, vizinhos e coabitantes da Península Ibérica.

A foto está absolutamente deslocada do contexto. Tem a seguinte legenda: “El Rey, con el primer ministro portugués, Passos Coelho, el jueves – dia 01 de Setembro, assinalamos.

Além da informação sobre as individualidades retratadas não há no artigo qualquer referência ao chefe do executivo português. Portanto a foto não estabelece nenhuma relação com o conteúdo da peça escrita sobre a enfermidade do monarca espanhol. Está ali posta, sem aparente justificação. Caiu de pára-quedas na impressora do jornal…

Dizemos aparente porque somos levados a considerar que não foi expediente inocente.

Vejamos.

Repare-se na pose altiva do Rei. Porte erecto. Olhar frontal. Braço apoiando o ombro esquerdo de Passos Coelho. Posição altaneira.

Passos Coelho em posição de sentido, curvando a coluna, olhar fixo no chão. Pose de humildade, de submissão. Só lhe falta a corda ao pescoço. Atitude confrangedora.

É como se o governante português se dirigisse ao monarca espanhol dizendo: Majestade, sou um pecador. Estou assustado! Peço-lhe protecção.

Ao que o Rei responde: ¡Vale! Te quedas bajo mi protección. Ahora, levanta la cabeza, todavía.

É, precisamente, a confrangedora imagem de submissão do governante português face ao rei espanhol e, simbolicamente, por arrastamento, a subalternidade do fraco Portugal perante a poderosa Espanha, que o jornal El País pretende inculcar nas gentes dos dois lados da fronteira.

Sem margem para dúvidas trata-se de uma maldade do El País. Humilhante para o chefe do governo português, Passos Coelho e para o próprio país que ele ali, na reunião com o rei espanhol, representava numa cerimónia oficial.

Resta-nos formular um voto: Que futuramente os governantes tenham especial cuidado com as suas posturas, de maneira a representarem condignamente Portugal. E assim não darem oportunidade a aproveitamentos jornalísticos pouco éticos e ofensivos da dignidade das pessoas e do prestígio da Nação e do Estado portugueses.

A seguir, reproduzimos a foto e o texto insertos no El País, aqui postos em causa.