Um texto sem tabus…
ÀS CLARAS…
SE A MINISTRA SABE TUDO,
OS PROFESSORES NÃO SABEM NADA
Brasilino Godinho
http://quintalusitana.blogspot.com
A comunidade escolar dos sectores dos ensinos básico e secundário, os pais, os encarregados de educação, o país, estão confrontados com dois postulados antagónicos derivados das posições irredutíveis da ministra da Educação, sobre um conjunto de reformas de gestão escolar e avaliação de docentes e no tocante a determinados procedimentos tidos como ofensivos pelos professores.
Em termos práticos temos a proposição da ministra baseada no conceito da infalibilidade e de prevalência das suas orientações e actos políticos, que se confronta com a hostilidade e a recusa dos professores face às medidas programadas que vêm sendo decretadas.
O problema configura-se num enquadramento que se pode sintetizar da seguinte maneira: a ministra concebe e determina as medidas sem ouvir os professores que na escola vivem as situações e têm a experiência quotidiana de leccionar as aulas.
Ela sabe, com recurso à ciência exacta do saber, muito seu, laboriosamente digerido e acumulado nas próprias faculdades de alma ao longo dos anos da sua existência, desde os bancos da escola primária, que extrapola para o exercício da função e materializa na fantástica encenação virtual de tudo que sejam programas de educação, métodos de ensino, horários escolares, experiência de leccionar turmas de discentes mais ou menos indisciplinados, gestão de escolas e avaliação de professores e de alunos.
Pensa ela que está possuída de todos os dados da problemática dos ensinos básico e secundário. E como assim pensa, age e determina-se por aquilo que não passa de imagens e fantasias assimiladas por quem “não tem experiência de dar aulas no sector”, conforme acentuou a professora Fernanda Velez, a quando da realização do debate do “Prós e Contras” sobre o Ensino efectuado em data recente.
Para agravar a situação a ministra e os secretários de Estado procedem como se fossem infalíveis como os papas.
O pior é que os portugueses sabem que o Ensino está de rastos. Os resultados são desastrosos. Os professores estão em estado de transe. Sentem-se feridos na dignidade pelos agravos que recebem dos altos responsáveis do ministério.
No entanto, a ministra nem se dá conta das contradições da sua conduta autoritária. É que, tão ciosa da sapiência e do pedestal, mostra-se muito determinada no rumo que prossegue e não aceita críticas, sugestões e propostas, tendentes à correcção e aperfeiçoamento das medidas que decreta. Em contraposição vai repetindo que não conhece ou não sabe as variáveis do processo em curso de contestação à sua desastrada política. Por exemplo: se num dado momento reconhece a existência de um clima de contestação logo vai afirmando não saber se ela está a aumentar ou a diminuir. Neste ponto tais palavras exprimem a sua deficiência visual e a razão porque usa óculos; certamente sem lentes progressivas ou regressivas… Depois, confrontada com as sentenças dos tribunais favoráveis às acções postas pelos sindicatos e as implicações de custos de indemnizações aos professores, diz que as desconhece e não é jurista.
Entretanto, prosseguem as manifestações dos professores repartidas por várias cidades do país nas quais protestam contra a política da ministra da Educação. Esta, teima em proclamar que sabe o que está a fazer e tem a razão do seu lado. Confrontando a tutela, os professores persistem na reacção e na indignação.
A querela aí está
Certamente o povinho já tem duas opiniões formadas sobre as entidades em disputa:
Primeira, a ministra da Educação sabe tudo, parecendo não saber nada da missão que lhe confiaram.
Segunda, os professores não sabem nada ou algo que se assemelhe à sabedoria da excelência, parecendo saberem tudo do ofício que aprenderam e praticam diariamente…
Quanto aos estudantes? Bem, estes apesar de desconhecerem a ministra vão (até ver) aprendendo com os ensinamentos dos professores. Felizmente, para eles, pais e encarregados de educação…
Enfim, a ministra sabe tudo, mas não ensina nada… Os professores não sabem nada mas ensinam tudo…
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