Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Estimadas senhoras,

Caros senhores,

Trago ao vosso conhecimento a “Participação aberta” dirigida a várias autoridades deste país que hoje, terça-feira, 08 de Janeiro de 2008, torno pública, referente à inqualificável reportagem apresentada pela RTP nos telejornais de domingo (06 de Janeiro de 2008) e de segunda feira (07 de Janeiro de 2008) exibindo, com obsceno destaque, crianças de cinco e seis anos de idade postas a fumar na frente das câmaras de filmar – transmissões que julgamos merecedoras da repulsa de todos os cidadãos que prezam os valores da Deontologia, da Responsabilidade, da Ética, da Decência, do Bem Comum e, sobretudo, do respeito e protecção que devemos às crianças.

Com os melhores cumprimentos.

Brasilino Godinho

Participação aberta

De: Brasilino Godinho

brasilino.godinho@gmail.com

http://quintalusitana.blogspot.com

Assunto que pomos à consideração:

- do Governo;

- da Procuradoria Geral da República;

- da Direcção Geral de Saúde;

- da ERC – Entidade Reguladora da Comunicação Social;

- do Conselho de Administração da RTP.

………………………………………….

RTP

COMUNICADO

Informa-se as autoridades

e o respeitável público

que esta estação estará encerrada temporariamente para obras de restauro na fachada da decência.

………………………………………….

É de crer que o Conselho de Administração da RTP delibere afixar, de imediato, na entrada da sua sede social o “COMUNICADO” que precede esta nota.

E tem sérios motivos para assim proceder.

Vejamos:

No p.p. domingo 6 de Janeiro, no telejornal da hora do almoço, a pretexto de uma tradição da aldeia de Vale de Salgueiro, concelho de Mirandela, foi transmitida uma indecorosa reportagem mostrando crianças de cinco e seis anos de idade a fumar. Numa imagem aparecia um adulto a instigar e ensinar o filho na prática do vício.

Como se isso fosse pouco e insuficiente de perversidade, de inconsciência e de total irresponsabilidade de uma estação de televisão de serviço público no dia seguinte, segunda-feira 7 de Janeiro, no telejornal das 20 horas (“horário nobre”), repetiu-se a dose e o locutor José Rodrigues dos Santos foi, a espaços, com absurda insistência, chamando a atenção dos telespectadores para a mesma reportagem sobre os meninos fumadores de Mirandela, que seria transmitida daí a instantes. E, de facto, as incríveis e deprimentes cenas de meninas e meninos de tenra idade a fumarem incentivados pelos pais e familiares foram sendo projectadas com comentários, absolutamente idiotas e deploráveis, proferidos por vários intervenientes.

Relevam destas tristes e inqualificáveis ocorrências uma enorme insensibilidade e falta de sentido de responsabilidade de quantos, na RTP, se prestaram à consumação do incrível disparate.

Para acentuar mais a gravidade dos comportamentos dos funcionários e dos dirigentes da RTP há que referir a circunstância de a tradição daquela “Festa dos Reis” envolver várias manifestações de cortejos, danças, actuações de grupos de gaiteiros e distribuição de trezentos quilos de tremoços e litros de vinho em cabaças típicas da região; temas que - pasme-se! - nem receberam a atenção do pessoal da RTP. Não lhes interessava! O objectivo era mostrar que em Mirandela as crianças cedo aprendem a fumar – o que será a coisa mais natural do mundo… português. Como se dissessem: Ponham os olhos nestes miúdos. E insinuando que “Em pequenino é que se torce o pepino”.

O que o País ignorava era que nas tais festas estavam incluídas as fumaças das crianças, consentidas e quase impostas pelos próprios progenitores, durante os dias 5 e 6 de Janeiro de cada ano. Agora todo o Portugal ficou a conhecer.

Se é de tradição isso não invalida que se façam esforços no sentido de acabar com tão descabido costume. Às autoridades compete desenvolver as correspondentes acções pedagógicas junto dos adultos daquela aldeia. Igualmente, uma estação de serviço público não devia “esquecer” estes aspectos de altíssima relevância social.

E sendo aquilo algo contraproducente porquê a divulgação, inclusa repetição, feitas uma e outra pela RTP com tanto espalhafato?

Face ao poder de influência e persuasão da televisão ficarão por apurar os deletérios efeitos na população infantil (e não só nela) que possam advir da reportagem publicitária em prol do tabagismo transmitida pela RTP.

Sim! Esta “operação” televisiva traduziu-se numa acção de encapotada publicidade enganosa ao tabaco e de sabotagem dos fins prosseguidos pelas autoridades sanitárias no sentido de restringir o maléfico hábito de fumar. E logo focada em crianças que foram gratuitamente utilizadas, sem escrúpulos, por parte dos operadores da RTP.

A RTP prestou um mau serviço ao povo português.

E acontece isto no tempo de arranque da rigorosa lei contra o tabagismo.

Finalmente, interrogamo-nos: Não terá sido cometido pela RTP um crime de lesa humanidade, na forma tentada, com presunção de causas e efeitos de futuros e irreversíveis danos para a saúde de muitos menores dispersos por todo o país, facilmente influenciáveis pelo poderosíssimo instrumento de induzir e convencer que é a Televisão?

Face ao exposto e por que os cidadãos não devem estar sujeitos às arbitrariedades, idiotias, manipulações, irregularidades e agressões lesivas dos seus legítimos direitos e interesses, praticadas pela televisão do Estado e evocando a necessidade de, neste país, se defender e generalizar a prática da higiene mental, agora grosseiramente posta em causa pelos actos aqui denunciados; solicita-se às autoridades um inquérito à RTP com vista à aplicação exemplar de medidas disciplinares e judiciais que forem julgadas procedentes.

Brasilino Godinho

Leitor: Se estiver de acordo com esta “Participação” encaminhe-a aos seus amigos e conhecidos.

Obrigado.

Cumprimentos.

Brasilino Godinho