Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, agosto 27, 2007

Prezadas senhoras,

Caros senhores,

Apresento-vos as Marcelices.

Ainda não foi nesta semana que o Prof. Seixa - apesar de ter escrito que ia mergulhar na realidade - se resolveu a admitir as tristes realidades dos seus singulares e desconcertantes mergulhos no vazio

Cordiais saudações.

Brasilino Godinho

“Marcelices”…

Do Prof. Seixa

Brasilino Godinho

brasilino.godinho@gmail.com

http://quintalusitana.blogspot.com

Para quem não saiba, informamos que “seixa” é uma espécie muito apreciada de pombo bravo, esquivo, também chamada “sousa”, que não dispensa a conhecida variedade de fruta manga, vulgo “rebelo”.

Trata-se de um pombo traquinas de aspecto simpático que, todos os domingos, à noite, num programa televisivo, arrulha com desenvoltura e trejeitos que fazem as delícias da interlocutora.

Naquelas duas páginas do semanário que tem nome da estrela principal do nosso sistema planetário e que incluem a rubrica “BLOGUE” do Prof. Seixa, podem ler-se “notinhas” de nula importância a sobressaírem no vasto espaço de coisa nenhuma; no qual, assenta o vazio quase absoluto.

E não falamos do vazio absoluto por que lhe descobrimos uma pequenina utilidade na ocupação dos tempos de lazer de indivíduos necessitados de distracção e afeitos ao culto do absurdo.

Nesta perspectiva, quem se sentir imbuído desse espírito disponha-se a ler as tais “notinhas” e entretenha-se a classificá-las, atribuindo a cada uma o respectivo sentido que julgar mais ajustado ao seu teor e à semântica dos termos nelas expressos. Ao jeito e como sucedâneo de resolução do passatempo das palavras cruzadas.

Damos, a seguir, a lista das palavras que traduzem a significação das tais “notinhas”: bisbilhotice, fofoca, superficialidade, mexerico, futilidade, enredo, frivolidade, segredinho, chocalhice, bagatela, insignificância, ninharia, frioleira, sensaboria. O leitor será compensado pela satisfação de acertar nas soluções que se ajustam a todas as “notinhas” que compõem o singular conjunto apresentado pelo famoso professor.

Para lhe abrir o apetite – se nos é permitida a imagem – transcrevemos as seguintes deliciosas passagens:

- “TMN Chegou a primeira conta. Vou esperar por outra, mas cheira-me que regresso à Vodafone. Ou experimento a Optimus?” (Nosso comentário: mais uma vez o professor fica à espera de outra conta. Sempre indeciso! E qual ferrador: “a dar uma no cravo e outra na ferradura”. Decida-se, homem! Aproveite a oportunidade de estar com o olfacto a funcionar).

- “Sr. Francisco Chama-se Francisco o homem das bolas de Berlim que fascinam os meus netos na praia”. “Um português típico”… (Nosso comentário: Anda bem! Sem reticências. Claríssimo).

- “Descapotável Reencontro efusivo com um dos meus primeiros alunos de 1973”. ”Nada como a relação professor-alunos para durar uma vida”. (Nossa simples observação: Tal e qual como os bem-casados de antigamente).

- “Eurico Outro encontro animado. Nadava. Dirigiu-se senhora bem-humorada. Se eu adivinhava quem era. Não adivinhei. Era filha de Eurico Melo”. (Anotamos: sorte do Prof. Sousa do encontro ser animado. Só que, por azar e por causa do “tema inevitável (PSD), saiu preocupado. Uma chatice).

- “Bonés O que anda a apanhar o presidente do Benfica”.

- “Faculdade Regresso às lides”. “Que mergulho na realidade!”.

A amostragem vai ficar por aqui.

Atendendo ao conteúdo do “BLOGUE” a que nos cingimos e para abreviar considerações, diremos ao Prof. Seixa: Que realidade no seu desconcertante mergulho!!!

Infelizmente, o professor se persiste nos similares mergulhos corre risco iminente de naufragar… Lamentamos!

Fim