Prezadas senhoras,
Caros senhores,
Apresento-vos as Marcelices.
Por esforçada aceitação do inválido princípio da sua inutilidade; a qual se intui do contexto do material inserto no “BLOGUE “ do professor Sousa.
Cordiais saudações.
Brasilino Godinho
“Marcelices”…
Do Prof. Seixa
Brasilino Godinho
http://quintalusitana.blogspot.com
Para quem não saiba informamos que “seixa” é uma espécie muito apreciada de pombo bravo, esquivo, também chamada “sousa”, que não dispensa a conhecida variedade de fruta manga, vulgo “rebelo”.
Trata-se de um pombo traquinas de aspecto simpático que, todos os domingos, à noite, num programa televisivo, arrulha com desenvoltura e trejeitos que fazem as delícias da interlocutora.
Em textos anteriores já indicámos que sob a epígrafe “Marcelices” comentávamos as tagarelices do Prof. Sousa (ou Prof. Seixa - o que é o mesmo), tornadas públicas.
As desta semana vão na mesma linha de inutilidade e insipidez das anteriores. Nas duas densas páginas do “BLOGUE” o Prof. Seixa trouxe-nos mais uma colecção das tais notinhas avulsas. Percebe-se que nelas se contempla com prazer e algum gozo espiritual. Na generalidade, os elementos apresentados reflectem a extrema importância que o autor lhes atribui no contexto nacional.
Aqui estamos a citar algumas delas que nos parecem bastantes dignas de figurarem nos anais da arte de bem desperdiçar aptidões com pertinente aceitação de perdas de tempo…
De início a importante nota: O professor anda às voltas com temas que… lhe abrem mais o apetite para as férias. Quer dizer que com tamanha gula não haverá férias que lhe saciam a enorme vontade de lhes chamar um figo… Por ora, sossega o pagode, ao confidenciar que: “Já faltou mais!”.
Para o professor tudo bate certo (no PSD, supõe-se); visto que “o Rio não avança agora. Como se imaginava”.
Novidade insólita: há dias “Ao estar com o antigo Presidente (Eanes), realizei que já passaram 32 anos sobre o 25 de Novembro (…)”. Moral da história: Grande realizador é o professor. E como os anos vão continuar a sucederem-se uns aos outros, o professor vai estar realizando em permanência… até ao fatídico dia em que irá desta para melhor.
Porém, o Prof. Seixa está preocupado. E de que maneira, imagina-se… Transcrevemos: “Acabo de renovar a minha assinatura anual com o grupo Ski (mais de 200 canais por satélite. Má notícia: 46 jogos da Liga Inglesa passaram da Ski Sports para o canal Setanta, também codificado”. Que grande gaita! – admitimos nós. Quer para o professor, quer para os leitores que estejam predispostos a tomarem as dores do desafortunado autor do “BLOGUE”… Informações deste tipo são autênticos diamantes atirados sobre as ventas dos indígenas…
Surpreendente o facto de o Prof. Seixa começar a dar-se conta do descrédito dos políticos. Em dado trecho das suas notinhas ele pergunta: “Como querem que se acredite nos políticos?”. Adivinha-se a angústia do Prof. Seixa…
Também aconteceu que, “por coincidência”, o professor passou pela sede do PSD, na S. Caetano. “Curiosidades: Frexes, feliz; Amaral Lopes, calmo; Arménio, mais gordo; Costa Neves, bronzeado; Regina Bastos, bonita. Já lá não ia há uns sete anos – meditei, entre um abraço ao guarda Carrilho e um beijo à ex-secretária Cristina Perdigão”. É de registar tão oportuno informe e felicitar o professor. Deve referir-se esta coisa simples mas plena de significação: O professor Seixa é um homem de sorte… A “coincidência” proporcionou-lhe o ensejo de se encontrar com a excelente rapaziada. Mais: vantagem substancial, deu-lhe a ocasião favorável de pespegar um beijo à Cristininha.
Chamo a atenção dos leitores para o excepcional sentido de oportunidade do professor Seixa. Logo, ali, aproveitou o curto lapso de tempo entre o abraço ao guarda e o beijo à ex-secretária para… meditar. Uma pergunta, sem sombra de pecado: A meditação teria ocorrido com a cabeça do professor assente no ombro (ou no altar?) da simpática Cristina? Claro que maquiavélico e sempre a envolver-se numa aura de mistério, o Prof. Seixa não confidenciou o teor da meditação. Apesar da falha, ficámos sabendo que o professor faz meditações ultra-rápidas. Secretas… - acrescente-se.
Outro conhecimento recolhido da lista do Prof. Seixa e que nos vai servir de guia nos futuros repastos tem a ver com a selecção de vinhos brancos nacionais para este Verão. Selecção mais valiosa por que tem a recomendação da concordância do professor.
Outras duas referências constantes do “BLOGUE”, a não subestimar, são aquelas que apontam à vida do PSD e à morte do CDS. Transcrevemos: Óbvio I Desta feita no PSD, o Conselho Nacional deu o óbvio. Marques Mendes a definir as regras. Aguiar Branco a recuar. Luís Filipe Menezes a adiar. Para depois avançar”. Restou o professor para contar, cavalgar a notícia, analisar e… festejar. Assim como quem não quer a coisa…
Óbvio II No CDS, Paulo Portas fica. E, ficando, vai matar o CDS. Aos poucos. Mas mata. Confrontado com esta profecia, o CDS tem que se precaver. Do Largo do Caldas partam, sem demora, mensageiros a transmitirem às hostes a trágica nova. E chamem a Judiciária. Metam, preventivamente, o Portas na cadeia. Já! Actuem pelo seguro. O rapaz, com aquele ar de querubim, é perigoso. Agradeçam ao Prof. Seixa; que, a olho nu, o topou à distância… Lembrem-se que os amigos querem-se para as ocasiões…
Finalmente, onde o Prof. Sousa atinge o máximo esplendor é no anúncio de ter sido convidado pela Fátima Lopes para apresentar um livro. Reparem nesta pérola:
“Mas, que melhor causa do que apoiar o livro e quem o escreve”?
Nós observamos: Pela boca morre o peixe…
Não terá querido dizer: Mas, que pior causa do que desapoiar o livro e quem o escreve?
E não é nesta conformidade que, às vezes, o Professor Doutor Sousa procede? Sem conhecimento do público.
Decididamente, o Professor Doutor Sousa prevarica nesta área!!!
Tem consciência disso!!!
Melhor seria estar calado!!!
Fim
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página Principal