Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, setembro 05, 2020

 

497. Apontamento

Brasilino Godinho

05/Setembro/2020

 

A CONTROVÉRSIA SOBRE A FESTA DO AVANTE

A controvérsia sobre a realização da Festa do Avante veio realçar três das facetas mais negativas da actual sociedade portuguesa: a hipocrisia, a obsessão clubista/ideológica e o desleixo.

A hipocrisia de quantas entidades e indivíduos vociferaram contra a realização da Festa evocando os riscos de agravamento da pandemia da Covid-19 face à grande aglomeração de pessoas na Quinta da Atalaia.

Porém, não esboçaram reclamações quanto aos ajuntamentos de centenas de pessoas em casamentos, festivais e espetáculos realizados em vários locais do país, promovidos pelas televisões e transmitidos em directo, numa obscena divulgação que decerto incentivava os espectadores a negligenciar os cuidados de prevenção recomendados pela DGS.

Nesses casos os protestantes permitiram-se um silêncio ensurdecedor que feriu os tímpanos de quantas pessoas cultivam e prezam a coerência e não pactuam com o cinismo e a desonestidade intelectual.

Tal procedimento relevou de grande hipocrisia com que pretenderam encobrir o seu exacerbado fanatismo político.

O qual extremismo de baixa política de direita teve a contraposição na desmesurada obsessão ideológica do PCP ao desvalorizar o real perigo de disseminação dos coronavírus, prevalecendo-se do factor partidário de afirmação e influência no sector do eleitorado que lhe é fiel.

Pior terá sucedido com a teimosia de prosseguir no intento de realização da festa e assim haver proporcionado condições propícias a uma generalizada infecção na população, sempre de admitir por não ser possível evitar de todo os contágios.

Creio que ao PCP o tiro vai sair pela culatra. Se isso se confirmar, daqui a dias ou semanas, a sua imagem ficará denegrida mesmo junto dos seus seguidores e os resultados das eleições que se avizinham, dela darão transparência/confirmação.

No que concerne ao desleixo das gentes em acatar as recomendações das entidades sanitárias, vai sendo exibida essa faceta de displicente descuido e de persistente transgressão das normas regulamentares que é defeito perene de alguns sectores da sociedade portuguesa com destaque para a libertinagem de algumas faixas da juventude, muito carecida de elementares noções de educação cívica, sempre associada à irresponsabilidades dos pais e famílias que se demitem da qualidade de educadores.

A propósito, destaco um aspecto importante e que está passando despercebido. Quantos de nós se interrogam sobre a circunstância de serem os países latinos: Itália, Espanha, França e Portugal, onde se registam grandes propagações da pandemia e mais difícil se está tornando debelar a calamidade que diariamente aumenta e atinge milhares de pessoas?

Julgo que tal circunstancialismo radica na maneira de ser e de estar dos latinos: desleixados e avessos a cumprir normas e regulamentos.

Talvez, também, encarando tais comportamentos anticívicos como meio de manifestarem repulsa pelas desastrosas políticas de agravamento das condições de vida prosseguidas pelos governos desses países.

Enfim, encare-se a grave problemática que está suscitada. Proceda-se ao seu estudo e análise. Concebam-se soluções.

Tomem-se medidas apropriadas para superar a grande crise em que o país está mergulhado.

Após que se actue com prontidão, seriedade, determinação e competência!