Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, junho 07, 2021

 

EM TERMOS DE FUTEBOL PORTUGUÊS

CESSE TUDO O QUE A MUSA CANTA

PORQUE BAIXO VALOR SE ALEVANTA…

 

Brasilino Godinho

07 de Junho de 2021

 

Ontem, dia 06 de Junho de 2021, num momento de pausa das minhas actividades de escrita e de leitura dirigi os pensamentos para os meus “amigos da onça” no sentido de lhes gorar os presumidos intentos de na hora do passamento de Brasilino Godinho lhe maltratar a memória. E cogitando os termos em que tal ultraje se efectuaria e dado que daí a instantes se iniciaria o desafio de futebol entre selecções de Portugal e Alemanha, cheguei à óbvia conclusão que esse acontecimento e eu assistindo-o pela televisão, consumaria a frustração dessa gente que não poderiam depois vir a público com fingidos ares de comiseração eivados de algum simulado triunfalismo, proclamar: coitado do Brasilino Godinho, morreu estúpido! Sem saber como se joga o futebol neste nosso tempo.

Pois fiquem as simpáticas leitoras, os caros leitores e todos quantos acreditados amigos, cientes de que dessa frustração brasiliana estou eu livre. Assisti estoicamente ao desenrolar da primeira parte do embate futebolístico final de um campeonato europeu. Mas não tive pachorra para aguentar visão da segunda parte.

O que vi nos primeiros 45 minutos foi suficiente para me encher as medidas de tédio, sonolência e de insatisfação. Adquiri conhecimento de que há grande contraste entre os futebóis de hoje e os do recuado tempo do século XX.

Antigamente o jogo desenvolvia-se progressivamente de trás para a frente com nítido sentido atacante apontado à baliza adversária.

O que vi ontem de futebol praticado pela equipa portuguesa - que jornais e televisões classificam de excelente equipa de jovens - foi o contrário: a bola era sistematicamente impelida da frente para trás, facilitando a actuação dos adversários que nem precisavam de se esforçarem muito para a encaminharem à rede do guardião português.

Se houve desilusão com tal futebol também reconheço que teve alguma graça a evolução dos jogadores portugueses empenhados em demonstrar o que será uma nova forma de praticar o jogo segundo um esquema táctico que escapa aos meus fracos saberes futebolísticos; os quais, pelo visto e por mim entendido, estão confinados na rua das muitas amarguras que infernizam as vidas de milhões de portugueses.

Permitam-me um desabafo: o que será desta Nação/País se até no futebol vai nele uma desgraceira de imenso tamanho que salta à vista mesmo que ela esteja desarmada…

Tome-se confrangedora nota: até no espaço do futebol, onde tem sobressaído Cristiano Ronaldo, qual rei mago, está prevalecendo um mau fado – que nada de bom augura para o engrandecimento e correlativa glória de Portugal…