Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, junho 06, 2021

 

O ACORDO ORTOGRÁFICO DE 1990

SENDO UM ABORTO LINGUÍSTICO

É TAMBÉM NOTÓRIO DESACORDO 

TIDO NO SEIO DA COMUNIDADE DE

PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

Brasilino Godinho

06 de Junho de  2021

 

No dia 16 de Dezembro de 1990, processou-se um dos maiores atentados cometidos contra a Pátria por um grupo de portugueses que vergonhosamente a subestimaram e indecentemente a atraiçoaram.

Nesse fatídico dia eles processaram a naturalização do idioma Português em idioma Brasileiro.

Passados poucos anos existiam três normas ortográficas: a brasileira de Portugal, a brasileira do Brasil e a mesclada em uso nos restantes países da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa).

O ter isto, como abjecto drama nacional, acontecido e mantendo-se tão deprimente, absurdo, incongruente, aberrante aborto linguístico, é inequívoca demonstração de imaturidade política, de indignidade cívica, de desprezo e de achincalhamento da Língua Portuguesa, por parte da medíocre classe política que detém o Poder em Portugal.

Deveras lamentável é que haja portugueses que parecem fazer gala em aporem nos seus escritos a anotação de que os escreveram ao abrigo do novo Acordo Ortográfico – o qual, verdadeiramente não o é; pois que se trata de um desacordo, notoriamente evidenciado pelo facto de que na maioria dos países da CPLP não tem aceitação, nem aplicação corrente. Até faltando vinculação oficial, decorrente de necessária promulgação legislativa dos órgãos legislativos dos Estados.

Urge providenciar a colocação do Acordo Ortográfico de 1990 no caixote do lixo tóxico da História de Portugal.

_________________

Aqui e agora reitero a informação de que todas a crónicas e textos da minha autoria são escritos com activo repúdio do novo Acordo Ortográfico de 1990.