Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, maio 02, 2021

 

POR ANALOGIA COM O DIA DAS MÃES…

E A MUI LIVRE EXTENSÃO SIGNIFICATIVA

 

Brasilino Godinho

02/Maio/2021

 

01. Igreja Católica em tempos remotos introduziu as anuais celebrações festivas e evocativas; para além dos natais, das páscoas também estabeleceu o calendário dos dias dedicados às adorações dos santos; as quais, vieram a ser rejeitadas por Lutero e Calvino, promotores da Reforma Protestante.

Depois, os Estados passaram a celebrar datas festivas religiosas, de acontecimentos e de revoluções, que designaram por feriados. Em Portugal, temos numerosos feriados nacionais e municipais.

02. Como se tudo isso fosse pouco para animar a malta, ocupá-la na contemplação ou veneração de ídolos e facultar-lhe exercícios de reanimação e memórias de entes queridos a espíritos geralmente muito ocupados em afrontar as agruras da vida contemporânea, surgiu no fim do século passado e acentuou-se nos anos transcorridos neste século XXI a moda dos dias disto e daquilo, por mais incongruentes que sejam as suas naturezas; aliás de atribuição ad hoc a que, em muitos casos, se lhes reconhece primário sentido de comercialização – esta, estimulada pelas entidades que superintendem no respectivo sector.

03. Hoje, domingo 2 de Maio de 2021, foi o dia da Mãe. O termo mãe sugeriu-me a expressão: “são mais que as mães” os dias disto e daquilo que vão preenchendo o calendário da vida quotidiana da sociedade portuguesa. Enfastia tantos dias consagrados a tantas coisas; muitos deles de incrível absurdez.

O que sucede face ao vazio cultural, ao desprezo pelos valores e princípios que dariam consistência à harmonização da comunidade e à iliteracia, que persistem em Portugal.