Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, maio 18, 2021

 

MEDONHO CEFALÓPODE

DE ÁGUAS PROFUNDAS…

 

Brasilino Godinho

18/Maio/2021

 

A presente crónica trata de uma gigantesca espécie animal cuja matricial unidade morfológica de enorme configuração anatómica se julga situada algures nas águas profundas do oceano nada pacífico da norte-américa estadunidense. Repartidas por outras não menos profundas águas dos vários continentes dispersos pelo planeta Terra, existem quais outras pequenas e médias unidades da mesma espécie que, geralmente, trazem em sobressalto os gentios: principalmente das Américas, do Brasil, do Chile, da Grã-Bretanha, da França, da Itália, da Espanha, da Alemanha e de Portugal; obrigados a conviver com tão temíveis seres.

Provavelmente, o leitor já se apercebeu que me estou referindo a corpulento molusco cefalópode de tentáculos bastantes que, eles também, atingem grandes dimensões e são caracterizados por serem de manifesta, extrema, perigosidade. Claro que tal molusco, ao longo dos tempos seculares, foi tendo descendentes de grandes, médias e pequenas dimensões, com a surpreendente capacidade de se relacionarem entre si. Para isso concretizar recorrem a complicada e subterrânea sinalética que passa despercebida mesmo aos indígenas mais evoluídos dos países do primeiro, segundo e terceiro mundos.

No conjunto do agregado intercontinental de tais moluscos que está constituído como se fosse um clã do Saará, tribo de índios da Amazónia ou feroz alcateia de lobos do nordeste transmontano, eles têm uma rígida hierarquia em cujo topo assenta o tal corpulento molusco. No entanto, este, o maior deles, tende a devorar os mais pequenos sempre que estes, negligentemente, descuidam precauções de defesa nas suas evoluções de navegação por mares não consentidos. Um avantajado conjunto de seres que, afinal, se configura como um todo, universal, poderoso, ser cefalópode. Ou seja: dando específica referência de caracterização à fantástica coisa de animal configuração – POLVO!

À escala universal tamanho e medonho POLVO tem nome, operosidade, poder e representa, a cada instante, latente ameaça sociopolítica: MAÇONARIA!!!