Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, março 18, 2021

 

VITRINA 4

DAS OBRAS DE BRASILINO GODINHO

18 de Março de 2021

 

VIDA UNIVERSITÁRIA DE BRASILINO GODINHO

Obra autobiográfica, 96 p., 2018

Em referência ao tema e objectividade da obra VIDA UNIVERSITÁRIA DE BRASILINO GODINHO e ao alcance de ordem pedagógica junto das novas gerações, pretendido pelo autor; também com vista a conferir-lhe a natureza de documento expressivo do caso/exemplo da criatura brasiliana - o qual per se configura ser PATRIMÓNIO IMATERIAL DA NAÇÃO PORTUGUESA - importa assinalar o texto da respectiva INTRODUÇÃO.

Na INTRODUÇÃO (que a seguir se transcreve) houve o cuidado de nela assinalar elementos de referência e elucidativos da vivência académica do biografado e breves considerações de relativo interesse público, como meio de facultar uma mais precisa apreensão do teor e contexto da obra, por parte do leitor.

 

INTRODUÇÃO

 

A obra VIDA UNIVERSITÁRIA DE BRASILINO GODINHO, configura-se como uma breve crónica da vida académica do cidadão octogenário Brasilino da Costa Godinho, natural de Tomar e residente em Aveiro desde Fevereiro de 1963 até à actualidade.

O início do percurso universitário do cidadão de dupla naturalidade (tomarense/aveirense por adopção) ocorreu em 20 de Outubro de 2008, com 77 anos de idade e teve epílogo a 05 de Julho de 2017, com 85 anos. No período transcorrido entre as duas datas desenvolveu estudos de habilitação académica que culminaram com a obtenção dos graus: de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, de Doutoramento em Estudos Culturais; e precedendo este último grau académico, também obtendo o Diploma de Estudos Avançados em Estudos Culturais.

Este livro corresponde a solicitações de amigos e leitores de diversas proveniências geográficas e de vários estratos sociais, que nele anteviram utilidade de índole pedagógica. Também preenche um espaço dedicado à informação de indiferenciado público, sobre a natureza e as facetas da vida universitária do autor e, correlativamente, focando o alcance sociopolítico do retumbante sucesso na área do Ensino Superior de um idoso que persiste em ser activo e determinado a demonstrar que os designados seniores, em muitos casos, são elementos válidos e operativos que bem merecem ser respeitados, apoiados e aproveitados em múltiplas actividades.

A Nação, o Estado (a Presidência da República, a Assembleia da República, o Governo) precisavam de ser publicamente confrontados com uma insofismável realidade que tem sido ignorada ou desprezada. A Brasilino Godinho coube essa importantíssima tarefa, voluntariamente assumida com ardor, perseverança e entusiasmo.

Brasilino Godinho teve desde a adolescência e no ano de 2008, em primeiro lugar, a preocupação de se valorizar culturalmente. Porém, desde sempre reclamando na imprensa, com textos de opinião, contra o estado de indiferença e mau trato dispensado aos cidadãos de avançada idade e condenando veementemente a sucessão de coisas absurdas, ignaras e ofensivas da dignidade da pessoa idosa, sentiu que, em sede de coerência, lhe cabia a obrigação cívica de dar grande contribuição no sentido de chamar a atenção do público e dos Poderes Central e Local, para o superior interesse nacional de se aproveitar o enorme capital de massa cinzenta concentrado no conjunto de milhares de pessoas da chamada terceira idade, que ricas de experiência e de saberes conservam capacidade física, faculdades de alma e aptidão, para continuarem a ser úteis e activas na sociedade.

Actualmente não existem dúvidas na opinião pública quanto à valia social e interesse pedagógico dos êxitos académicos de Brasilino Godinho. Para que isso acontecesse os órgãos da Comunicação Social: jornais, revistas, rádios e televisões, nacionais e alguns estrangeiros, fizeram profusa divulgação - quer em 2012/2013, a quando da Licenciatura a 14 de Dezembro de 2912, quer em 2017/2018, em referência ao Doutoramento na data de 05 de Julho de 2017. Dessa projecção mediática dá conta e releva importância documental, a obra PRESS BOOK, editada pela Universidade de Aveiro, sob o título de BRASILINO GODINHO TERMINA DOUTORAMENTO AOS 85 ANOS.

O livro VIDA UNIVERSITÁRIA DE BRASILINO GODINHO contempla diversos aspectos do percurso universitário de Brasilino Godinho, relata alguns episódios que nesse espaço temporal mais sobressaíram e insere pertinentes considerações do autor, expendidas ao compasso da escrita dos capítulos que o integram. 

Ainda no que concerne à própria obra - VIDA UNIVERSITÁRIA DE BRASILINO GODINHO - há que referir o propósito que lhe é subjacente: proporcionar o mais alargado e expandido conhecimento da vida universitária do octogenário Brasilino Godinho; o qual, é com o presente livro, facultado às novas gerações e a quantos cidadãos em idade adulta se sintam capazes de se manterem activos, por forma de ele servir de estímulo, de inspiração e de paradigma, para as suas actividades orientadas no sentido de alcançarem a plena consumação dos seus anseios de vida.

(Fim de transcrição)