Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, março 18, 2021

 

VITRINA 3

DAS OBRAS DE BRASILINO GODINHO

18 de Março de 2021

 

A QUINTA LUSITANA

Ensaio sociocultural e político, 480 p., 27/11/2004

 

A QUINTA LUSITANA é uma obra que insere “um retrato avassalador de Portugal”; assim classificada por Sérgio de Almeida, crítico literário do JN-Jornal de Notícias.

 

E por ser precisa e abrangente a retratação do País é que A QUINTA LUSITANA tem sido alvo dos procedimentos mais indecorosos da Censura que prolifera por tudo que é sítio de direcção e redacção dos órgãos de Comunicação Social (jornais, rádios, televisões), editoras e livrarias espalhadas pelo país.

 

Estou possuidor de dados que me fazem crer que o livro A QUINTA LUSITANA, é o que mais tem sido atingido pela Censura tutelada pelos poderes ocultos, no transcurso desta inválida Terceira República, submetida à pesporrência e autoritarismo da vigente Partidocracia.

 

Nalgumas livrarias os livros eram escondidos dos clientes para não serem vendidos e danificados os suportes de cartazes. Num estabelecimento, no Rossio, em Lisboa, ano de 2004, o gerente abordado por dois cidadãos interessados em adquirir a obra, em tom irado, respondeu: “Esse livro não existe em Portugal”. E lá, estavam retidos alguns exemplares.

 

Também na respectiva sucursal de Aveiro, durante a semana do lançamento de A QUINTA LUSITANA, os exemplares foram os livros que mais se venderam. Então feito esse apuramento na sede, em Lisboa de lá ocorreu um telefonema da gerência a impor que o cartaz e os livros, expostos na montra, fossem de imediato retirados e colocados em depósito. Conforme o pretendido, logo as vendas cessaram completamente. E, afinal, era feita comprovação pela entidade patronal que o livro existia em Portugal…

 

Isto aqui relatado para que o público fique ciente de que em Portugal existe perversa Censura que, por tão discreta, traiçoeira e subterrânea, lhe passa despercebida.

 

Não obstante e em contraposição à hostilidade desencadeada contra A QUINTA LUSITANA, está geralmente reconhecido, por entidades de grande idoneidade, que ela é um válido contributo para a criação de uma cultura de exigência e de rigor na nossa vida colectiva.

 

Cultura de exigência e de rigor de que a nação portuguesa está muitíssimo carecida.

À qual, os Donos Disto Tudo se opõem fortemente, recorrendo a todos os meios e expedientes ao alcance do seu enorme poder, compaginado com o tenebroso propósito de domínio, opressão e exploração do povo português.

 

Para terminar, a referência a uma mensagem de alta individualidade política: “Ser criticado como sou no seu livro, é quase agradável”. Por sinal, ela bastante criticada na obra A QUINTA LUSITANA.

Referência que é indicação da forma de Brasilino Godinho exercer a actividade da crítica, mesmo quando ela é vigorosa, irónica e mesmo sarcástica.

 

Post Scriptum: pelo menos, um dos cidadãos que tentaram comprar o livro na livraria lisboeta, acima citados, está vivo e pode, querendo, dar testemunho do insólito facto.