Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, março 31, 2021

 

UM TEXTO SEM TABUS…

Brasilino Godinho

31/Março/2021

 

A PROPÓSITO DAS “INCONSTITUCIONALIDADES”…

APONTADAS PELO GRÃO-CHEFE ANTÓNIO COSTA

 

Uma das vantagens de não estar filiado num partido em Portugal é a de a pessoa se sentir livre e poder vivenciar sem constrangimentos decorrentes das amarras disciplinares que a limitem ou bloqueiem nas suas actividades e a impeçam de agir pela sua própria mente.

Escrito isto, admito que, no tempo presente, para muitos filiados do PS que prezam as suas faculdades de inteligência, será uma arrepiante dor de alma, reconhecerem-se membros de um partido que no dia-a-dia da (des)governação que vai desenvolvendo, renega a qualidade doutrinária de Socialismo - tido como tal por grande número de portugueses.

Mário Soares, in illo tempore, apropriou-se da titularidade de Socialismo e meteu-o na gaveta com algum escândalo público.

Agora, o grão-chefe António Costa vai mais longe e profundo: terá descoberto a gaveta e sem escrúpulo, retira o Socialismo (à usança do Largo do Rato, da alfacinha capital) do refúgio onde tem estado escondido e submetido a forçado repouso em surdina e lança-o fragorosamente para o caixote de lixo da História, da famigerada Partidocracia.

Outra coisa não significa a atitude de recusa dos apoios sociais a gente que está muitíssima carecida e a remessa do respectivo decreto presidencial para apreciação do Tribunal Constitucional; há momentos, anunciada - com aparato mediático - nas televisões.

Não se concebe haver em Portugal um partido socialista que devendo cingir-se ao cumprimento das obrigações de Fraternidade, a renegue tão acintosamente. Ela que é um dos valores mais emblemáticos do Socialismo, seja ele qual for em país de regime democrático.

Para além disso, Fraternidade que, conjuntamente com a Liberdade e a Igualdade, está consagrada na Declaração Universal dos Direitos do Homem. Também este instrumento, visado negativamente pelo grão-chefe lusitano de um adulterado clã partidário que urge mudar de designação.

Veja-se o contraste: Para os apoios sociais o grão-chefe António Costa pede parecer do Tribunal Constitucional; mas para os muitos milhões de euros que têm sido encaminhados para o Novo Banco e para os incríveis milhões de euros a desbaratar com o novo aeroporto e, também, para muitos esbanjamentos financeiros efectuados ou em curso; nomeadamente, os encargos financeiros com a manutenção do numeroso (70 oficiais) Regimento de Infantaria Governamental; jamais formulou semelhantes pedidos ao mesmo Tribunal.

De facto, em toda esta envolvência de política rasteira se evidenciam a hipocrisia e a malvadeza que estão prevalecendo neste regime de Partidocracia.

Remetendo-me ao objecto deste texto: Proponho que o actual Partido Socialista (PS) passe a ser conhecido como: PARTIDO SOCIAL CAPITALISTA (PSC).

O que seria mais consentâneo com a sua praxis política e actuações governativas.

Foto de 2013