Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, março 29, 2021

 

UM TEXTO SEM TABUS…

Brasilino Godinho

29/Março/2021

 

FUTEBOL ESPECTÁCULO COMPETITIVO:

PERVERSA ESCOLA DE

DESEDUCAÇÃO E DE MAUS COSTUMES.

 

Fernando Santos: "O Cristiano vai manter a braçadeira, todos sabem que é um exemplo nacional"

 

Tem razão o seleccionador nacional de futebol quando diz que o Cristiano é um exemplo nacional. Ou não estivesse o famoso jogador investido na função de capitão da equipa e, nessa condição, com direito a usar a respectiva braçadeira.

Só que, por respeito à sua específica condição e pela obrigatoriedade de ser exemplo para os seus companheiros de equipa, devia – sempre - manter uma conduta irrepreensível. É precisamente neste aspecto que, incrivelmente, falha a observação do seleccionador.

Anote-se que Cristiano Ronaldo no gesto de atirar a braçadeira para o chão, no final do jogo entre a selecções de Portugal e Sérvia, teve a atitude reprovável de: não se respeitar a si próprio, de desrespeitar a função em que estava investido e de desqualificar o seu desempenho como profissional e capitão.

O seleccionador Fernando Santos com a observação feita hoje e acima citada, não fica bem na “fotografia”. Quis justificar a mantença da braçadeira de capitão no braço do Cristiano Ronaldo, como se isso fosse mero adorno de jogador, sem quaisquer valimentos de natureza disciplinar e de funcionalidade pedagógica.

Infelizmente, foi infeliz nos termos em que formalizou a contemporização com tão precipitada e irresponsável demonstração de falta de autodomínio de Cristiano Ronaldo.

Por estas e outras repreensíveis atitudes semelhantes ou ofensivas das normas de relacionamento social que vão acontecendo ao compasso do tempo, é que o futebol, em Portugal e no Mundo, se mostra ser cada vez mais espectáculo indecoroso; qual perversa escola de deseducação e de maus costumes.