UM TEXTO SEM TABUS…
Brasilino Godinho
05/Novembro/2020
ELEIÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
01. Tem sido frequente ao longo dos anos a inscrição nas imprensas nacional e estrangeira de que a “democracia” norte-americana é modelar.
Não é assim!
Desde logo, em absoluto, deficiente no seu sistema eleitoral que regula a escolha do presidente do Estado. A eleição presidencial não é directa.
É indirecta e processada por um colégio eleitoral composto por delegados dos Estados agregados por um sistema de quotas distribuídas de forma irregular. Os Estados de maiores dimensão territorial e populacional e de bastante poderio económico/financeiro dispõem de mais delegados do que os outros que se podem considerar parasitários; visto que uns cinco ou seis Estados conservam, na prática, a faculdade de per se eleger o presidente.
Daí, que, geralmente, não é eleito o candidato que recolheu maior soma de milhões de votos dos eleitores.
Esta é uma aberração da “democracia” norte-americana. Nem se torna necessário apontar algumas outras anomalias funcionais pois que esta é por de mais expressiva da sua desvirtuação e fragilidade.
02. Nas eleições anteontem realizadas na grande nação norte-americana, sem neste momento ter sido feita a contagem final dos votos entrados nas urnas, foi feita a demonstração de quanto é distorcida a eleição presidencial: o candidato Joe Biden obteve o maior número de votos conferidos em qualquer eleição presidencial estado-unidense. No entanto, está correndo o risco de perder a eleição para Donald Trump que vai ameaçando recorrer aos tribunais como forma de se manter no cargo presidencial.
Nesse domínio judicial Donald Trump tem larga influência; inclusivamente no Supremo Tribunal de Justiça onde conta com confortável maioria de juízes ultraconservadores que lhe são fiéis.
E deste modo enviesado persiste a ameaça de um medíocre, inapto, incoerente, agressivo e invulgar mentiroso, Donald Trump, manter-se como presidente, sem contar com a maioria do povo norte-americano.
Isto denota que o sistema norte-americano não serve de modelo da Democracia – governo do povo, pelo povo e para o povo.
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Página Principal