Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, outubro 31, 2020

 

UM TEXTO SEM TABUS…

Brasilino Godinho

31/Outubro/2020

 

EM PORTUGAL TEM SIDO MAL CONDUZIDA

A LUTA CONTRA A PANDEMIA COVID-19

 

01. A pandemia Covid-19 em Portugal veio dar visibilidade e realce a fragilidades da sociedade portuguesa. Algumas bastantes conhecidas. Outras não devidamente apercebidas ou encaradas com sentido realista.

Desde logo, em inúmeros portugueses, a prevalência da deseducação, da irresponsabilidade, da idiotia; esta, em muitos casos, ligada intimamente a estupidez.

Trata-se de uma situação anómala que muito deriva da negligência, desvirtuação e abandono que têm sido dados à Educação das novas gerações que se tem sucedido ao compasso do tempo.

O País bastante tem denegrido e, na actualidade, com a evidência de tal anomalia social ser factor determinante do agravamento da calamidade que está afligindo a nação portuguesa.

As multidões que há dias se concentraram em Portimão e Nazaré e as centenas de pessoas que participam em festas, casamentos e reuniões mostraram que nem possuem básicas noções de civismo e que nelas falecem o sentido de responsabilidade e o respeito que deveriam prestar a si próprias e a todos os seus semelhantes.

É assim configurado um aberrante e enegrecido quadro que augura um tenebroso futuro da nação portuguesa.

Como se isso de dramático e mesmo aterrador, não fosse demasiado penoso, acresce para mais nos inquietar, estarmos confrontados com a preocupante realidade de termos, em Portugal, um Regimento de Infantaria Governamental, disfarçado de governo central, que vem manifestando inoperância e confrangedora incapacidade para actuar com diligência, seriedade, eficácia, no combate à pandemia.

 

02. Com tantas desgraças se acumulando em Portugal existe um sector que está atravessando um período de assinalável prosperidade: o das agências funerárias.

Tudo indica que este sector, sob o impulso do vírus corona, terá largo futuro de enriquecimento; num país que segue rumo de colapso, de empobrecimento e de morticínio geral. 

Outro sector também lucrativo será o do fabrico das máscaras, embora o mercado comece a ficar saturado com tanta concorrência de fabricantes.

Não deixa de ser um caso patético que - num Portugal em que tanta desavergonhada gente andava sempre mascarada para se disfarçar - agora todos portugueses tenham que circular por tudo que é sítio, com máscara sanitária (um artefacto de pano a cobrir-lhes a boca e o nariz) para se defenderem do maldito vírus.

 

03. Esforço e diligência dos portugueses, enquanto o comandante-chefe e os oficiais do Regimento de Infantaria Governamental escandalosamente conservam as fronteiras abertas e facilitam a penetração dos vírus através dos espanhóis que com a maior liberdade e descontracção os espalham em território nacional.

Outrossim, a mesma oficialidade vai dando autorizações avulsas para a realização de eventos a que acorrem centenas ou milhares de pessoas que procedem como se fossem acéfalas. E decreta medidas pontuais e contraditórias, a que faltam uma formulação orientadora, homogénea, objectiva e coerente.

Consequências? Estão à vista! Ontem, especialistas em microbiologia previram que na próxima semana passará a haver, diariamente, mais de 7000 infectados só na região Norte. As camas dos hospitais, nesta zona do país, já estão ocupadas a mais de 90 %.

Em termos de prevenção sanitária a actuação das supremas autoridades responsáveis pela saúde pública tem sido de falência total, desde Fevereiro do ano corrente. Neste específico domínio, nada de substancial e decisivo se promoveu ou foi concretizado com segurança e objectividade.

Uma lástima!

Naquilo que concerne à imprescindível tarefa de contenção da pandemia Covid-19 o balanço igualmente é negativo. Os números estatísticos das vítimas crescem todas as semanas. Por cada 100000 habitantes Portugal tem em percentagem um dos maiores índices da Europa.

Uma tragédia!

 

04. Na ilha açoriana do Corvo e na Nova Zelândia não lhes entrou o coronavírus. Em Macau e Tailândia é diminuto o número de infectados.

Esperar-se-ia que no Regimento de Infantaria Governamental houvesse a preocupação de conhecer os expedientes que nos referidos países foram usados para assegurarem a segurança e protecção das respectivas populações e assim ficarem habilitados a aplicá-los em Portugal. Disso não cuidaram os arregimentados da governação portuguesa. Nem sequer foi manifestado tal propósito. Lamentavelmente!