Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, agosto 01, 2020


469. Apontamento
Brasilino Godinho
01/Agosto/2020

MAIS UMA “GARANTIA” DO GOVERNO
PARA INGLÊS VER E PAROLO ILUDIR

O Governo pela boca ou pela escrita do Ministro das Infra-Estruturas acaba de dar, poucas horas após o grave acidente ferroviário hoje ocorrido na Linha do Norte, em Ponte de Sor, a sua pessoal e arrojada “garantia” de que os portugueses podem ter confiança na circulação dos comboios.

Como diria o Zé das Dornas: “Tá-se mesmo a ver!”

Face à consumada tragédia, ao excelente estado de degradação de certos troços das linhas férreas, ao “bom” estado de duvidosa conservação das dezenas de carruagens em segunda mão, predestinadas para a sucata, compradas recentemente em Espanha e às falhas do sistema de sinalização hoje verificadas, é preciso ter o governante uma invulgar lata para se contemplar em tão inoportuna e insensata afirmação.

Outrossim, disparate de todo o tamanho, visto haver experiência avassaladora de que quando um governante “garante” qualquer coisa, é certeza adquirida pelos cidadãos de que não há garantia nenhuma.

Portanto e resumindo: viajar de comboio em Portugal será um acaso de sorte se não houver qualquer acidente.
Quem for crente decerto que, por cada viagem, estará com o credo na boca, não deixará de invocar a protecção da Senhora de Fátima e de lhe fazer promessa a cumprir no Santuário de Fátima.
Para os ateus, a coisa será mais complicada…se é que antes de iniciar viagem não consultarão o bruxo de Fafe.
Pelo que me diz respeito, preferia que o senhor ministro não “garantisse” nada. Seria um auspicioso sinal de minha implícita providência cautelar. É que ao entrar no comboio, não faria as recomendadas figas, canhoto; aventurava-me mais confiante e sentia-me minimamente garantido de uma boa viagem…