Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, maio 12, 2020


421. Apontamento
Brasilino Godinho
11/Maio/2020

PELA BOCA MORRE O PEIXE
PELO VÍRUS DA CENSURA
FENECE A PARTIDOCRACIA

Geralmente o peixe morre pela boca.
No regime da Partidocracia em que este país vegeta e vai sucumbindo, o peixe graúdo, de humana configuração, que nele se acolhe, se alimenta e se engorda, por mais que destrambelhadas sejam as suas evoluções e muito abra a boca das formas mais desordenadas, nunca corre o perigo de colapso. É uma singularidade de tal espécie marinha que traduz uma aberração da Natureza.
Por desvario da humana desconformidade que amolda a Partidocracia, estão neste regime concebidos, organizados e actuantes os instrumentos que zelam a manutenção do sistema e das prerrogativas concedidas ao desbarato a tão específica fauna marítima das grandes profundidades mais ou menos subjacentes à (des)governação do país.
E tal como acontece com o vírus corona que veio facilitar a concretização do desígnio de tristes figurantes do teatro-circo político e dos poderosos Donos Disto Tudo, de acabar com a “Peste Grisalha”; também está por aí radicado, em sede da Comunicação Social, o peçonhento vírus da censura; o qual, se tendo admitido como extinto com o estertor do Estado Novo, de pronto reviveu e vem sofrendo mutações que escapam ao público. Neste nosso tempo actua mais à sorrelfa, de forma perversa e subterrânea, do que na época de Oliveira Salazar e de Marcelo Caetano.

Não estou falando por falar.
Esta noite, fui vítima do vírus da censura. Pretendi inserir um quadro contendo as imagens de duas senhoras vedetas da TV, correlacionadas com a Saúde e as afirmações que fizeram nos passados meses de Janeiro, Fevereiro e Março, nos sítios onde costumo publicar meus textos. Em qualquer desses sítios foi anotada a indicação: “imagem rejeitada pelo servidor”. Assim fica resguardada a sageza política das governamentais criaturas, segundo o que se pode presumir seja do interesse do PS e do seu governo.
Só que, em termos de generosidade, indico-lhes que estão reeditando os processos censórios próprios da ditadura salazarista e contribuindo para maior descrédito da partidocracia à usança portuguesa.
Desta excentricidade processual de impedimento da livre expressão do pensamento do cidadão que ousa exercer os seus direitos cívicos e de crítica séria, independente, formulada em termos correctos, educados, construtivos, a bem da Nação, entendi dever facultar conhecimento aos meus leitores.