Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, abril 11, 2020


399. Apontamento
Brasilino Godinho
11/Abril/2020

NESTE PORTUGAL: DITADURA
ROTULADA DE DEMOCRACIA

01. Definitivamente,
Entenda-se que as ditaduras é que proíbem a divulgação de dados estatísticos.
Agora, neste país, rotulado de Democracia, para inglês ver, guarnecido de indígenas claques partidárias, extremamente fanáticas e arregimentadas; provido de multidões bacocas iludidas sem dó, nem piedade; explorado pelos “donos disto tudo”, desavergonhados, cínicos e refinados hipócritas; a governanta que desregulamenta a Saúde e observa a Doença Covid-19 através das lentes redutoras dos seus óculos de pequeno alcance, determinou que dados verdadeiros da pandemia são confidenciais em Portugal! Estritamente proibida a sua divulgação ao povo.

02. Fantástico!
Face ao que é pouco conhecido e ao que, provavelmente, é muito escondido e que a ministra quer, forçosamente, continuar a ocultar; ainda há quem se deixe embalar pelos cânticos de sereia das duas senhoras da Saúde que diariamente vão à Televisão debitar conversa e entretenimento sobre o vírus corona.
Digo entretenimento sugerido pelo constante sorriso da senhora ministra que, pelo visto, bastante se diverte com a sua prestação televisiva.
Devo confessar que, quando presencio a actuação sorridente da respeitável senhora, sinto ganas de respeitar a obrigação moral de, para mim próprio evocar, como se tratasse de obter benefício psíquico/terapêutico, o seguinte aforismo: “Muito riso, pouco siso”. Assim admoestado para comigo mesmo: de imediato desligo a televisão. Para grandes males; grandes remédios…

03. Impõe-se, com a maior urgência, questionar:
Não há quem “desinfecte” ministra, ministério, direcção e generala da Saúde; para que os portugueses possam respirar livremente e para que Portugal, pelo menos uma vez, pareça Estado de Direito?
Os leitores tenham cuidados de prevenção face aos cantos de sereia que lhes chegam dos recantos dos palácios da governação instalada na capital alfacinha e façam a si mesmos o favor de despertarem para a infelicidade que nos está atingindo a todos, tão dramaticamente. A situação é gravíssima!

04. E com a moldura
Deste negro, feio, abjecto e tenebroso quadro se vai cavando a desgraça horrenda da mortandade de inúmeros portugueses; da qual, por desventura e sorte malvada, em tempo algum, saberemos qual terá sido a sua real expressão.
Tal e qual, como aconteceu com a mortífera austeridade de tempo relativamente recente – pois que nunca foram revelados os números de mortos que ela causou na sociedade portuguesa. Também eles confidenciais e, por vezes, atribuídos às vulgares gripes.
Aliás, nos abstrusos termos em que decorreu essa tragédia encoberta com vários artifícios, se abriu um precedente que talvez tenha sido inspirador da senhora ministra vir ontem proibir a divulgação dos números de contagiados e mortos pela Covid-19.