Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quarta-feira, março 04, 2020


CIDADÃOS CONSCIENTES TEMOS QUE NOS
REVER NA GRANDE NAÇÃO QUE SOMOS

“(…) personalidades portuguesas, sempre que contempladas nas suas obras e actuações e em qualquer espaço e tempo das respectivas apresentações, configuram uma imagem de Portugal que lhes está intrinsecamente associada; a qual, nalguns casos nem será a melhor ou verdadeiramente representativa do país e da nação que somos.
Para o bem ou mal da imagem de Portugal também os governantes carregam a responsabilidade da representatividade do País e dele dão referências de identidade e projecções: social, política, democrática, republicana e cultural.
Certo para nós é que a situação do país está sincrónica com a da figuração que o representa, o configura, o valoriza e o enaltece (ou, eventualmente, em casos extremos o apouca), face ao mundo: a identidade nacional. A qual, sublinhamos, se harmoniza, se confunde e se afirma, nas manifestações mais ou menos significativas e mais ou menos exuberantes ou discretas do patriotismo.
Cingindo-nos a Portugal e aos portugueses, o valor da identidade nacional associado à ideia de Pátria, será tanto mais afirmativo (explícito) quanto mais consistente e representativo for nas suas formulações e assim melhor apercebido por cidadãos de outras nacionalidades. Um valor que, afinal, sobreleva na afirmação identitária do cidadão e na fixação de um sentimento de pertença a uma comunidade/nação – a pátria portuguesa.”

In ANTERO DE QUENTAL – UM PATRIOTISMO PROSPECTIVO NO PORVIR DE PORTUGAL, Brasilino Godinho, Edições Esgotadas, pp. 116,117, 2019

CIDADÃOS CONSCIENTES TEMOS QUE NOS
REVER NA GRANDE NAÇÃO QUE SOMOS E
ACTUARMOS SEMPRE EM CONFORMIDADE