Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, março 02, 2020


Há 2 anos
Brasilino Godinho

108. Apontamento
Brasilino Godinho
02/Março/2018
O INSÓLITO CONTRASTE

01. Espertas, as baratas da Covilhã.
A notícia hoje transmitida em Portugal é sóbria e interessante…
As baratas instalaram-se na cozinha do Hospital da Covilhã.
Facilmente se conclui que elas sabem juntar o útil ao agradável.
Arranjar gratuitamente, à custa do Estado, acomodação, abrigo, alimentação e eventual tratamento, num local de assistência médica que lhes está acessível e se tornará necessária se, por acaso ou distracção, ousarem entreter-se demasiado tempo a enfartar a barriga; é iniciativa expedita e oportunista que se saúda com louvor ao inato espírito de bem preservar a espécie.
Por outro lado, realce-se o requinte de nem faltar o aquecimento que lhes é naturalmente facultado pelo local onde se alojaram; o qual as ajudará a suportar o frio, agora intenso naquelas paragens.

02. Infelizes, os velhos de Faro.
A notícia correu mundo português.
Por força das suas fragilidades existenciais os idosos de Faro, neste tempo de frio generalizado, procuraram acomodação, abrigo, alimentação e tratamento médico, na unidade hospitalar da cidade de Faro.
Foram escorraçados. A entidade gestora determinou que tivessem imediatas altas (autorizações de saída) e que nem fossem sujeitos aos exames de diagnóstico e de tratamento.

Conclusão: em Portugal já chegámos ao ponto de as baratas serem acolhidas com cortesia e atenções num hospital (Covilhã); entretanto, em simultâneo, as regalias e cuidados de natureza semelhante são ostensivamente negados aos seres humanos da terceira idade, noutro estabelecimento hospital (Faro).
Porventura, isto denotando o tipo de medidas que os poderes vigentes estão aplicando como sucedâneas das previstas na Declaração Universal de Lisboa, de 22 de Setembro de 2017, referentes à protecção e ao respeito pela dignidade da pessoa idosa.

Nota marginal - é de esperar que, do ministério da Doença, surja a inaceitável justificação atinente a este contraste: fica muitíssimo mais barato hospitalizar seres irracionais de pequeno porte, como são as baratas e com a vantagem de todo o aparato de atracção turística; do que hospitalizar animais racionais de grande porte, como são os velhos, que de maneira nenhuma se constituem como admirável quadro de garbosa decoração hospitalar ou de bonita paisagem urbana…