Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

sábado, março 07, 2020

Há 2 anos

113. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
06 de Março de 2018 

CARAMBA! 
             SÓ AGORA SE INTERESSARAM             
POR TÃO GRANDE PROBLEMA

01. Precedendo a terrível Guerra Civil de Espanha (1936-1939), no ano de 1939 eclodiu a devastadora Segunda Grande Guerra Mundial que terminou em 1945 com a capitulação da Alemanha (III Reich nazi).
Nessa guerra mundial Portugal esteve afastado. Mas os efeitos sentiram-se profundamente. Foi um período de grandes tormentos e de muitas privações. Os portugueses do tempo corrente nem imaginam o negro quadro da situação então vigente. Basta dizer que quem tenha nascido em 1945 terá hoje 73 anos, vivendo na ignorância do que realmente se passou. Tudo o que agora se diz ou escreve é recolhido dos registos e documentos que estão depositados em arquivos, na imprensa da época e na literatura.
Porém uma coisa é o que consta descrito e permitido pela censura do regime do Estado Novo e outra coisa mais objectiva é a evocação que está ao alcance de quem foi testemunha ocular e sentiu na pele e na alma todas as vicissitudes que atingiram o povo português. Sou cidadão octogenário que usufrui da prerrogativa de ter sido testemunha atenta e sofredora desse tenebroso período.

02. Isto escrito como introdução ao que se segue de comentários sobre a anunciada conclusão do estudo efectuado pela Universidade Nova de Lisboa relativamente à problemática das deficientes condições em que viveram os idosos no transacto ano de 2017.
Durante o ano de 2017, 1 em cada 10 portugueses não aviaram receitas médicas nas farmácias por não terem dinheiro para as pagar. Também dois milhões de portugueses não compareceram às consultas médicas.
Repare-se que isto é agora apurado em tempo de melhoria das condições de vida introduzidas pela política de banimento da austeridade da governação anterior. Imagine-se o que não foi de trágico em plena época de exaltada austeridade. Tenha-se presente que as enormes carências sentidas pelos velhos fatalmente lhes abreviaram os meses de vida.
Enquanto durou o mandato de Passos Coelho e através de crónicas, muito chamámos a atenção para a abrangência do morticínio resultante das medidas restritivas, bastante ofensivas da dignidade dos idosos e tremendamente impeditivas da sobrevivência dos mesmos, visto que lhes abreviavam as mortes.
Tendo em consideração a gravidade - neste domínio de desprotecção dos idosos - da situação nos anos do governo chefiado por Passos Coelho, que terá tido uma expressão horrorosa de muitos sofrimentos e mortes; a qual, nem teve semelhança na época de 1939-1945; importa anotar que é estranho que só agora, numa altura em que são melhores as condições de vida, se tenham lembrado de elaborar um estudo estatístico que já se tornara necessário no tempo da legislatura antecedente.