Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

segunda-feira, março 16, 2020

378. Apontamento
Brasilino Godinho
16/Março/2020

EU, BRASILINO GODINHO, MINIMAMENTE CLASSIFICO:
INCOMPETÊNCIA! NEGLIGÊNCIA, IRRESPONSABILIDADE!

01. Mais uma vez, de forma inequívoca e com a maior evidência, no tempo actual de uma guerra contra o terrível coronavírus, o país se confronta com uma dramática realidade: a irresponsabilidade e ignorância encartadas; uma e outra dispersas e dissimuladas por tudo que é sítio governamental/administrativo.
Essa anómala circunstância tem sido factor decisivo para agora estarmos sitiados e praticamente indefesos num campo de batalha que ameaça tornar-se destruidor da existência colectiva e instrumento de extermínio de muitas pessoas, principalmente de idosos. Mesmo os jovens contaminados pela Covid-19, se recuperados para a vida, ficam com graves sequelas de que jamais se libertam.

02. Definitivamente, todos cidadãos não mentecaptos, nem fanáticos arregimentados políticos e religiosos, tomemos consciência e vigorosa repulsa face à desastrada política consumada pelo Governo; a qual facilitou a fixação e desenvolvimento da pandemia em Portugal.

03. Tudo que de gravíssimo tem acontecido na China, países asiáticos, Irão, Itália e vizinha Espanha, não foi tido como semelhante, potencial, repetição em Portugal.
Por outro lado, as eficazes medidas de combate à epidemia tomadas em Macau e mesmo na China, foram ignoradas ou absurdamente desvalorizadas.

04. A tão desconcertante e negro quadro inoperativo, associou-se a incrível carência de meios materiais e instrumentais; como a falta de especialistas no Serviço Nacional de Saúde; adrede convertido em serviço nacional de doença, tutelado pelo invulgar Ministério da Doença.

05. Pior ainda, ambos serviço e ministério da doença serem dirigidos por duas “generalas” que, em plena guerra biológica, porfiam em diariamente irem às televisões debitar conversas moles sem nexo e contraditórias que são uma tristeza e revelam pesporrência de todo inaceitável.

06. Para não me alongar mais em reparos confrangedores, direi que tais “generalas”, sob comando superior do generalíssimo António Costa, se estivessem integradas numa qualquer tropa por mim comandada, eu nem as queria como “sargentas” ou mesmo “cabas” da guarda.
“Generalas”, que pessoas respeitáveis, revelam falta de qualidade nos comandos que ocupam com notório desacerto.

07. Desacerto que se expressa eloquentemente no ESPELHO que aqui voltamos a publicar em anexo.

 08. O que mais repugna, e de certo modo releva de natureza criminal, é a negligência do governo na aplicação de medidas adequadas à superação da gravidade de uma virulenta enfermidade com efeitos devastadores: quer nas sobrevivências dos cidadãos, quer na economia nacional.

09 – Como paradigma da incrível inoperância do governo o facto de ainda não ter sido decretado o estado de emergência nacional – um expediente que tem sido utilizado atempadamente por vários governos estrangeiros, mais atentos e cuidadosos em salvaguardar as vidas dos seus concidadãos.

10. O governo de Portugal tem agido a conta-gotas e sempre deixando espaços livres de introdução e consolidação da enfermidade Covid-19.
Minimamente classifico: Incompetência! Negligência, Irresponsabilidade!