Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, março 15, 2020


BASTA DE IMPUNIDADE …
VOU SER DURO E INCISIVO

Brasilino Godinho

Estados e territórios melhor apetrechados que Portugal para combater a pandemia da COVID-19 como são: Estados-Unidos da América, China, Macau e sete Estados europeus, encerraram fronteiras e declararam o estado de emergência, entre os quais a vizinha Espanha.
Portugal onde muito cresce o surto da COVID-19 e já se manifesta o caos nos hospitais e, neles, a falta de meios instrumentais para enfrentar a situação, a que acresce o esgotamento dos bens de consumo nas superfícies comerciais, conserva abertas as fronteiras e incontroladas as entradas de pessoas vindas inclusive de países que são intensos focos da calamidade de abrangência mundial.
Aqui, me cumpre - como cidadão responsável e no pleno uso dos direitos de cidadania – repudiar tão manifesta orientação política que, sobretudo, releva de irresponsabilidade e se assume como acção criminosa; visto que susceptível de propiciar condições objectivas de mortalidade generalizada a faixas da população mais enfraquecidas, carentes e idosas.
Mais afirmo:
01.  Urge acabar com o Conselho Nacional de Saúde Pública (30 membros) que para além de não servir para nada, ainda se presta a ser força de bloqueio a políticas saneadoras de situações emergentes de calamidades, como sucedeu com o incrível parecer de contemporizar com negligências e atrasos na aplicação de medidas imprescindíveis de prevenção e contenção da epidemia em curso no país.
02. Impõe-se que, estando o país em guerra, se demitam imediatamente as “generalas” que, no ministerial quartel-general da Saúde, tão mal comandam e orientam as operações bélicas em curso.
E, neste ponto, declaro que o Chefe Supremo, generalíssimo António Costa pouco conhece da História Universal e de estratégia militar. Disse ele: “nunca se mudam os comandantes a meio de uma guerra”. Está redondamente enganado!
Eu lhe explico. Basta citar um episódio da Segunda Grande Guerra.
Durante a campanha do Norte de África o 8º. Exército Britânico, comandado pelo general Arnold Alexander, estava sendo incapaz de se opor vitorioso às tropas do Afrika Korps, sob o comando do marechal Erwin Rommel. Então o governo britânico substituiu o comandante do 8.º Exército Britânico pelo general Bernard Montgomery. Em boa hora procedeu; porquanto logo se seguiu a Batalha de El Alamein, que marcou decisivamente a derrota das tropas nazis de Rommel e o desfecho vitorioso da guerra do deserto, consagrando a extraordinária capacidade profissional do grande militar que foi Bernard Montgomery.
03.  Por ser previsível que continuem as corridas desenfreadas às superfícies comerciais e venham a ocorrer falhas nos abastecimentos de bens essenciais, conviria que fosse criado um sistema de cadernetas com senhas de habilitação à aquisição de produtos, prescrevendo equitativas quantidades limites de produtos alimentares; assim evitando açambarcamentos, especulações, e garantindo fornecimentos racionados a todos os cidadãos.
04.  Que imediatamente seja declarado o estado de emergência nacional e o encerramento das fonteiras.
05.  Que se o governo não proceder já, consoante o mencionado no precedente ponto, lhe sejam imediatamente atribuídas responsabilidades pelas mortes que se vão sucedendo, decorrentes da intolerável inoperância e insólita displicência da sua orientação política nesta tão preocupante e complicada fase da existência de Portugal. E, sem delongas, se inicie um procedimento legal de âmbito criminal.
06.  É mais que tempo de os governantes serem punidos judicialmente com severidade pelos danos que causam à Nação.

Observação pertinente
O leitor retenha em memória esta realidade: um bom, competente, chefe reconhece-se pela capacidade que tem em se acompanhar dos melhores e idóneos colaboradores.