Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

quinta-feira, dezembro 14, 2017



48. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
14. de Dezembro de 2017

FENÓMENOS E DESPAUTÉRIOS
 
1. Portugal está sendo alvo de uma praga ditada por malvada feiticeira. A praga dos fenómenos ou das obscenas histórias da carochinha muito mal contadas. O país queda-se atónito e não sabe que voltas dar à sua malfadada vida quotidiana.
Quase todos os dias a população logo que sai à rua apanha de chofre com as notícias de mais fenómenos: de assaltos, de homicídios, de desfalques nas empresas, falências de bancos, falcatruas de políticos, crimes de pedofilia, violência doméstica e a meio da manhã com os programas televisivos em que se discute ao pormenor as últimas ocorrências de natureza criminal. As quais, por vezes, são bastante escandalosas. O que é sintoma alarmante de degradação moral e imaturidade cívica da sociedade portuguesa.
Por exemplo, o caso da Raríssima.
Até ao passado domingo o público desconhecia a sua existência. Pelo visto era assim a modos de uma coisa mantida numa redoma situada em estufa fora do alcance do olhar do contribuinte mais atento aos maus usos dos dinheiros públicos que se vão fazendo por todo o país, com a impunidade dos prevaricadores.
Era uma instituição cujo fim assistencial se recomendaria até ao menino Jesus. Mas faltou a vigilância das entidades que se costumam designar por competentes. E lá diz o ditado: a ocasião faz o ladrão.

2. No precedente, aludimos a fenómenos que trazem em sobressalto e estado de pesadelo os cidadãos.
Para desanuviar os espíritos mais inquietados, vamos referir um outro caso invulgar: o fenómeno institucionalizado em Belém, à beira-Tejo, que tem expressão factual nas deambulações diárias do presidente Marcelo, sempre acompanhadas pelos jornalistas e câmaras das televisões que nunca o perdem de vista; mesmo quando dá uma beijoca mais atrevida na moça que, desprevenida e confiante se lhe chega próximo; ou quando se extasia sorridente dando um abraço mais apertado numa velhinha quase a deixando sucumbida…
Uma interrogação se deve formular: Porquê e para quê o permanente espectáculo diário do presidente passeando, visitando instituições, alimentando-se na tasca da esquina, engraxando os sapatos na via pública, sendo barbeado à porta da barbearia, banhando-se no mar, sem nunca se afastar das televisões e dos jornalistas?
Presidente, sem qualquer contenção mediática dá a ideia de um actor de espectáculos de rua, que mesmo em acções de benemerência parece estar a fazer medíocre representação teatral para a galeria de um teatro popular.
Alguém recomende: Presidente Marcelo não será tempo de proporcionar uma folga aos jornalistas e ao pessoal das fotos e das televisões, para eles descansarem um pouco e recuperarem ânimo e forças para os cansativos trabalhos que os esperam, concernentes ao frenesim das movimentações diurnas e nocturnas de Vossa Excelência?
Também, Presidente, haja pena dos telespectadores que já mostram cansaço e algum enjoo de tanta insistência televisiva e jornalística.
De uns e doutros, tenha dó, Presidente!   

A moça aproximou-se demasiado… e zás!