Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

domingo, dezembro 03, 2017



36. APONTAMENTO DE
BRASILINO GODINHO
04 de Dezembro de 2017

“MARCELO ESTÁ A EXERCER O MANDATO
ATRAVÉS DAS TELEVISÕES”

A frase não é minha. Vem citada na imprensa de ontem. É seu autor Diogo Freitas do Amaral.
E traz-me confirmação de algo que tenho escrito nos dois últimos anos. Também a lembrança dos tempos das vacas magras e das vacas gordas, respectivamente de Salazar/Caetano e de pós-25 de Abril de 1974. Também das vacas loucas da era cavaquista.
No primeiro caso o exercício presidencial do general António Óscar de Fragoso Carmona durante o período de 1926-1951. Ao presidente Carmona ninguém via nas ruas. Raramente aparecia em cerimónias oficiais. Pouco discursava. Passava os dias e as noites no Palácio de Belém. Desconfiava-se que a jogar às cartas e ao dominó com o major Esmeraldo Carvalhais, chefe da sua Casa Militar. Quando visitava alguma cidade acontecia ser recebido com pompa e circunstância. Era um acontecimento citadino que ficava na memória das gentes contempladas com a deferência presidencial.
Sucedeu-lhe o presidente Francisco Higino Craveiro Lopes (Período de 1951 a 1958). Este general foi um discreto supremo magistrado da Nação. Seguiu o padrão de exercício da função presidencial do seu antecessor, Óscar Carmona. A relação com Oliveira Salazar foi tensa e esteve à beira de rotura institucional.
Depois, a sucessão, por escolha de Oliveira Salazar, recaiu num almirante a quem coube a qualificação de venerando Chefe do Estado. O presidente Américo Deus Rodrigues Tomás (Período de 1958 a 1974), precedendo habituação de caça às perdizes no Alentejo, enquanto Ministro da Marinha, de um governo salazarista, mostrou-se viajador e marcou o seu mandato com a exaustiva prática de discursatas memoráveis e de exemplares modalidades de actuação próprias de exímio corta-fitas de exposições, de inaugurações e de entradas triunfais em diversos festivais de folclore sociopolítico...
A seguir à Revolução dos Cravos o general Francisco da Costa Gomes (Período de 1974 a 1976) mantinha-se sereno na Presidência da República ocupado em deitar água na fervura que ocorria diariamente no meio político  e a actuar como bombeiro mobilizado no combate aos focos incendiários que decorriam do PREC (Processo Revolucionário em Curso).
Aprovada a nova Constituição da República é eleito o presidente António Ramalho Eanes (Período de 1976 a 1986) que exerceu o mandato de forma recatada à semelhança do general Francisco Higino Craveiro Lopes.
A suceder a Ramalho Eanes houve a presidência de Mário Soares (Período de 1986 a 1996). Este presidente foi um viajante infatigável que com tantas viagens e acompanhamentos de numerosas comitivas - que lhe davam a estaleca de portentoso chefe de um Estado, por sinal e condição pelintra, como é a caracterização identitária de Portugal - muito terá onerado o Erário e afectado a balança de (não)pagamentos ao exterior.
Ao presidente Soares sucedeu o presidente Jorge Sampaio (1996 a 2006), viajante, palrador, dotado da invulgar propriedade específica de discursar melhor em inglês do que em português; sobremodo destacado como grande impulsionador da indústria de medalhas. Nunca em Portugal um presidente terá distribuído tantos milhares de peças da medalhística nacional como este presidente as distribuiu por quase todos os seus irmãos lisboetas da fraternidade, dona disto tudo, de que é um dos mais emblemáticos membros. Grandiosa e imponente terá sido a factura paga pelos contribuintes…
Veio a seguir a presidência da cavacal figura (Período de 2006 a 2016) – a tal senhoria da mastigação pública do pastel de nata e da esquisita condecoração ao jovem costureiro de sua esposa. Aí aconteceu o desastre súmula das desgraças que nos têm atingido: umas, de natureza representativa e pouco diplomática que protagonizou em palcos nacionais e estrangeiros; outras, de espectro e abrangência político/partidária que deu azo a Portugal decair e ser arrastado para a malvadeza em que se traduziu a prática governamental da tenebrosa austeridade, de que foi fervoroso adepto e mentor-mor.
Agora exerce a Presidência da República Marcelo Rebelo de Sousa (Desde de 2016). Levou dez anos a actuar como animador televisivo de serões dos domingos, empenhado na campanha eleitoral que o guindou ao alto cargo da república que temos em velocidade e trajecto de cruzeiro atribulado entre mares de fogos incendiários, dilúvios ocasionais e pequenos sismos localizados em Lisboa; os quais, por enquanto, acontecem no espaço envolvente dos palácios: de S. Bento e de Belém…
Um parêntesis: Quem for religioso que reze para não vir um terramoto de origem vulcânica… Desta natureza, eles vão ocorrendo por todo o Mundo.
E para enfrentar as calamidades que eles provocam não consta haver provisões no Orçamento do Estado…  
Mas voltando a Marcelo: Andou dez anos a ser pago pelas Televisões. Agora dá a ideia de que está retribuindo a bondade dos honorários recebidos; visto que com as suas actuações (agora diárias, por vezes de manhã, tarde e noite) frente às câmaras televisivas, as Televisões estão obtendo as correspondentes retribuições advindas dos preenchimentos dos programas com os tempos de antena do presidente Marcelo; em que este, sem direito a honorários, continua sua festejada campanha eleitoral em que está convertido o exercício do mandato através das televisões – como observava outro habitual comentador televisivo, em tempos parciais: Diogo Freitas do Amaral.

Presidente Marcelo a banhos nos Açores