Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, janeiro 05, 2016



OPORTUNA SUGESTÃO A MARCELO,
ATENDENDO À SUA NÃO INCERTEZA

Brasilino Godinho
02-01-2016

Por uma indevida e audaciosa vez, que pretendo ser irrepetível e a contrariar o que tenho escrito sobre a candidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa, mas não bem levado (quase me sentindo abstracto em devaneio ocasional) a acreditar na sua contumaz certeza de ser presidente do republicano Estado português; e também enredado na embriaguez decorrente de tudo que tem sido visto e lido; daqui lanço, a título gracioso, uma pertinente sugestão ao novo presidente de marcelina identidade:

Logo que instalado na corte republicana de Belém, presidente Marcelo, contrate:
- a Mariazinha que, por sinal e definição, é belenense, para animar a vida palaciana com seus continuados sorrisos e jocosas observações;
- o Tino como embaixador itinerante que, por delegação de poderes, percorreria o continente português e as ilhas adjacentes, em missões sucedâneas das famosas presidências abertas e, desta maneira operacional, livrando sua excelência presidente das incómodas viagens, das enfadonhas discursatas e dos fastidiosos almoços, jantaradas e ceias, que lhes estão associados. Uma contratação de Tino plenamente admissível dadas as suas reconhecidas faculdades persuasivas e os seus previsíveis atributos funcionais - se tomada a devida atenção ao que tem sido o seu fantástico percurso político de bastantes anos.
- o Paulo Morais. Trata-se de um feliz achado em Portugal, de humana natureza. Há que dele extrair os melhores benefícios, proporcionando-lhe oportunidade para ser útil à sociedade. Para o alcance destes efeitos, presidente Marcelo devia conferir-lhe funções idênticas às que desempenhou Pina Manique e que há centenas de anos estão sem titular.
Paulo Morais tem qualidades que o creditam para ser titular dos seguintes altos cargos adstritos à Presidência da República: Intendente-Geral da Guarda Presidencial e dos Bons e Maus Costumes da República Portuguesa; Superintendente-Geral de Contrabandos e Descaminhos; e Contador/Investigador das Corrupções Visíveis e Ocultas.  

Com a devida vénia ao presidente Marcelo ouso recomendar: adquira agora e por larga temporada retenha a informação de que estas três contratações (Mariazinha, Tino e Morais) constituiriam um valioso enriquecimento palaciano da presidência da República… E de prever que decisão marcelina muito elogiada pelos portugueses.

Além disso - e não menos importante - tal iniciativa teria a sublime vantagem de recompensar os três ex-candidatos (Mariazinha, Tino e Morais) pelos aborrecimentos, contrariedades, grandes esforços, cansativos trabalhos, transtornos físicos, perdas de voz, gastos da campanha e sobrelevando tudo que tenho aqui anotado quanto a dores e gastos financeiros: os aflitivos reveses com que terão sido contemplados (Mariazinha, Tino e Morais) na fatídica noite eleitoral de 24 do corrente mês.

De acrescentar, a referência de que, na presente sugestão, não figuram os outros candidatos por que neles não se notarem ímpares características que acrescentassem mais brilho na decoração palaciana e melhores desempenhos artísticos das peças levadas à cena no republicano teatro de configuração monárquica que, eventualmente, presidente Marcelo venha a instalar no Palácio de Belém.

Nota não despicienda e parafraseando a célebre canção de Coimbra:
Marcelo tem mais encanto nestas eleições…
E ele se sentir o fascínio que desperta nas gentes, surpreendentemente - qual versão moderna dos fenómenos do Entroncamento ou mercê de Alá - apercebido pelos seus adeptos ferrenhos, certamente que estará mais predisposto a acolher esta sugestão de reconhecimento valorativo para com as simpáticas criaturas que seriam interessantes adornos decorativas da presidência marcelina e diligentes agentes operacionais actuando quer no interior, quer no exterior, da residência oficial de presidente Marcelo.

Foto dá a ideia de que Marcelo, rodeado de tias dos Estoris e vovós de Cascais, ouve extasiado a malta a cantar:
Marcelo tem mais encanto nestas eleições…

Brasilino Godinho, colocando-se fora do contexto e porventura a despropósito, contrapõe:
Para Marcelo, ouvindo a indigesta cantoria, estar encantado; estou eu aqui, concluindo o texto, em risco de contrair grave intoxicação espiritual e profundamente desencantado…