Leitor,
Pare!
Leia!
Pondere!
Decida-se!

SE ACREDITA QUE A INTELIGÊNCIA

SE FIXOU TODINHA EM LISBOA

NAO ENTRE NESTE ESPAÇO...

Motivo: A "QUINTA LUSITANA "

ESTÁ SITUADA NA PROVÍNCIA...

QUEM TE AVISA, TEU AMIGO É...

e cordialmente se subscreve,
Brasilino Godinho

terça-feira, janeiro 05, 2016



Apelo
Brasilino Godinho
04-01-2016

A quem de direito solicita-se que encerre o processo eleitoral em curso.
Marcelo Rebelo de Sousa no recente debate com Henrique Neto deu uma informação que alterou por completo o quadro eleitoral; visto que a concretizou com aquele engenho e arte muito subtis que são a sua coroa de glória mundana e lhe facilitam a exposição política do profundo agrado das hostes do PSD e CDS. E, com uma importante consequência: de uma simples penada, transfigurou a competição eleitoral num concurso de currículos profissionais.
Não obstante tanta eficácia de repentinos efeitos, desta vez Marcelo foi desinfeliz. Pois que o tiro lhe saiu pela culatra. Azar de Marcel!
A coisa passou-se assim:
Decorria o debate e às tantas Marcelo dispara o altissonante tiro (dir-se-ia de pólvora seca): “Eu leccionei 25000 alunos”.
Silêncio e estupefacção no estúdio. Neto, espantado, até arregalou os olhos. Foram momentos impressionantes.
Ao lado, alguém não contendo o entusiasmo, gritou:
Ena! Temos presidente, Marcelo!
Apesar de quedado no meu cantinho, de imediato, como que impelido por uma invisível mas potente mola, ergui-me e para quem me acompanhava, contrapus: Olhe que não! Olhe que não! (Sem me aperceber que estava plagiando alguém (Álvaro Cunhal no frente-a-frente televisivo de 1975 com Mário Soares).
Aqui e agora chegada a oportunidade para expor o fundamento da minha negativa à aceitação do crédito da docência do professor Marcelo Rebelo de Sousa.
É que há a presunção que anda por aí ignorado, sem se pavonear e remetido a uma invulgar condição de humildade, um distinto estomatologista que já deu mais de 25000 consultas da sua especialidade e efectuou milhentas extracções de dentes; o qual, com tão prestimosas actuações terá contribuído para a melhoria da qualidade de vida de cada cliente beneficiário da sua proficiência e destreza profissional.
Com tão preenchido e mui válido currículo esse médico será o justo vencedor do concurso profissional que, segundo indução de Marcelo, será de habilitação ao alto cargo de presidente da República.
Portanto, não há outra alternativa que não seja empossar o anónimo e competente dentista, como insuperável sucessor de Cavaco Silva.
Daí - encontrado o homem certo para o exercício do alto cargo presidencial - o apelo para se encerrar o processo eleitoral e anular o correlativo acto de 24 deste mês, poupando-se o Erário, do pelintra Estado, que tão desfalcado se encontra no tempo presente.
Certamente, que este desfecho da narrativa eleitoral de Janeiro de 2016 será uma desilusão para Marcelo. Só que ele deveria saber que ‘quem semeia ventos, colhe tempestades’.
E se está chegando a decisiva hora de resolução de toda esta trapalhada eleitoral, pensemos no adeus a Marcelo Rebelo de Sousa.
Então, concretizada a tomada de posse do novo Presidente da República, cantemos vibrantemente e com muita alegria até a garganta nos doer e como se estivéssemos festejando na cidade-mater da cultura lusitana:
Na hora de despedida, Marcelo tem mais encanto…
E acenando-lhe com lenços de cor laranja e pintas azuis:
Au revoir, Marcelo!